Americanas tenta restabelecer site que sofreu violação

A Americanas informou nesta quarta-feira (23) que segue trabalhando para restabelecer seus sistemas de comércio eletrônico depois de sofrer um ataque digital no final de semana que a obrigou a tomar a decisão de tirar seus principais sites de venda do ar.

Após suspender as atividades do site durante a madrugada e a tarde de sábado (19) por identificar “risco de acesso não autorizado”, o endereço digital da Americanas S.A. voltou a sofrer com instabilidades ainda na segunda-feira (21)

Às 10h27, o site “americanas.com” estava disponível, mas exibia no topo da página a mensagem: “Estamos voltando de forma gradual, disponibilizando produtos e funcionalidades progressivamente, para que você possa comprar com segurança”. No mesmo horário, o endereço “submarino.com.br” seguia indisponível.

Tanto o site da Americanas, quanto do Submarino, ambos controlados pela companhia, encontravam-se fora do ar. Quem acessa a plataforma das empresas de e-commerce se depara com a seguinte mensagem: “Service Unavailable – DNS failure”

“A Americanas está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce desde quarta-feira, suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro”, afirmou a companhia em comunicado ao mercado nesta quarta-feira, sem dar detalhes sobre o custo do ataque ou previsão de quando o marketplace será totalmente restabelecido.