Segundo publicação do jornal Telegraph feita nesta segunda-feira (23), a companhia chinesa dona do 99app, Didi Global, suspendeu todos os planos de estreia no Reino Unido e Europa Continental. A iniciativa foi tomada por conta de uma medida regulatória da China, que pretende reforçar a privacidade de dados.
A providência aconteceu após mais de um mês das fortes ações regulatórias do governo chinês ao setor de Internet. A Didi foi acusada de violar a privacidade dos dados do consumidor, além de cometer outras infrações não mencionadas. Em Pequim, o aplicativo já foi tirado do ar após a abertura do inquérito contra a companhia.
Os funcionários que estavam trabalhando no lançamento foram informados que podem ser dispensados, e a Didi parou de contratar no Reino Unido, suspendendo os planos de lançamento por pelo menos 12 meses, segundo a reportagem do Telegraph.
A Didi listou suas ações em Nova York em junho deste ano, arrecadando US$ 4,4 bilhões em uma oferta inicial de ações (IPO), a maior venda de uma empresa chinesa desde 2014, quando a Alibaba fez sua listagem.
A Didi Global ainda não se pronunciou sobre o assunto.