Apostas esportivas: em dois anos, mercado cresceu 360% no Brasil

Segundo a Datahub, somente no primeiro trimestre deste ano, 69 empresas do setor foram abertas

A indústria das apostas em eventos esportivos teve um aumento de popularidade impressionante nos últimos anos. Recentemente, a Datahub, empresa especializada em análise de dados, divulgou um estudo em que aponta que o mercado de palpites entre os anos de 2020 e 2022 cresceu incríveis 360% no Brasil.

Segundo os números da Datahub, entre os anos de 2020 e 2021, o crescimento no número de operadoras de palpites abertas no país foi de 127%. Isso porque, em 2020, 51 companhias passaram a operar, enquanto em 2021, 116 empresas foram inauguradas. Entre 2021 e 2022, a indústria também registrou outro crescimento relevante de 106%, saltando de 116 companhias abertas para 239.

A Datahub também aponta que essa curva de crescimento no mercado de palpites se mantém em 2023 – isso porque, somente no primeiro trimestre deste ano, 69 empresas do setor foram abertas, número superior à quantidade de companhias inauguradas em 2020.

De acordo com a Datahub, para realizar esse levantamento eles levaram em consideração a abertura e fechamento de empresas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs), sendo que as companhias contabilizadas registraram como atividade primária e secundária a atuação como operador de jogos de azar e apostas esportivas online.

A grande justificativa para esse aumento massivo na quantidade de empresas da indústria dos jogos de azar chegando ao Brasil se dá pela sanção da Lei 13.756 em 2018, já que a partir daí tornou-se legal explorar o mercado da jogatina online no Brasil. Contudo, as companhias que atuam no setor obrigatoriamente precisam estar sediadas no exterior.

O relatório da Datahub também destaca que o acesso crescente da população brasileira  a smartphones e internet também colaborou para o crescimento do segmento dos palpites, visto que se tornou bem mais simples para as pessoas realizarem seus pitacos nos eventos esportivos. E sabendo do apreço da população pelo setor, não demorou para que as companhias se adequassem ao mercado tupiniquim, existindo hoje uma boa quantidade de casas de apostas que pagam via pix, já que o método de pagamento está entre os preferidos dos brasileiros pela ausência de taxas, simplicidade e velocidade. Essas plataformas ainda disponibilizam algumas outras facilidades para agradar o seu público, como bônus de boas-vindas e odds aumentadas.

“A perspectiva é que o mercado de apostas online continue a crescer no Brasil nos próximos anos, impulsionado por fatores como a popularidade do esporte no país e o aumento da penetração da internet e dos smartphones”, afirma o CPO da Datahub, André Leão.

Domínio de patrocínios no futebol

O aumento na quantidade de operadoras de apostas esportivas pode ser notado de forma mais clara ao observarmos os patrocinadores dos times de futebol. Atualmente, das 40 equipes que participam das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, 39 são apoiadas por algumas empresas do ramo das apostas – com isso, as companhias que atuam neste ramo se tornaram os principais apoiadores do futebol tupiniquim.

Como os principais parceiros dos times de futebol, as operadoras de apostas esportivas não só patrocinam os clubes, como também têm realizado ações para atrair ainda mais torcedores para os estádios.

A galera.bet, por exemplo, que é a atual patrocinadora da Série A do Brasileirão, conta com camarotes em dois dos principais estádios de São Paulo, a Neo Química Arena e o Allianz Parque, com isso, a empresa já começou a promover um tour por esses locais. “É uma maneira de se aproximar dos comunicadores, que sabem da estrutura da companhia e participam de atividades que fazemos, e reconhecer o trabalho que têm desenvolvido”, explica o CEO da galera.bet, Marcos Sabiá.

Já o CMO da Esportes da Sorte, Ícaro Quinteiro, explica que as ações promovidas pelas plataformas de palpites junto aos clubes são de extrema importância para melhorar a experiência dos torcedores, já que, dessa forma, fica claro que eles se importam com os fãs e querem garantir que essas pessoas tenham acesso ao melhor serviço possível.

“Desde quando começamos a patrocinar clubes de futebol identificamos um déficit no mercado em relação a ações com foco nos apoiadores. Todas as ativações que promovem uma experiência ao usuário são muito proveitosas, pois mostram que enxergamos os fãs de uma maneira especial, levando benefícios, promoções e dinâmicas”, relata Quinteiro.

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