Tecnologia

Apple (AAPL34) aposta em iPhone 16 e novos avanços em IA

Foto: Unsplash/Apple
Foto: Unsplash/Apple

A  Apple (AAPL) planeja lanças novos modelos de iPhone e preparar o mercado para sua nova plataforma de IA (Inteligência Artificial) durante seu evento anual, que acontece na próxima segunda-feira (9).

O evento começa na sede da Apple em Cupertino, no estado da Califórnia, na segunda às 14h (no horário de Brasília).

Além do evento, as atenções sobre a Apple também se referem a uma possível decisão da Comissão Europeia sobre o pagamento potencial de US$ 14 bilhões em impostos pela empresa, decorrentes de um acordo de longa data com a Irlanda.

O anúncio de produto mais significativo será a linha do iPhone 16, mas além dele a fabricante também prepara novas atualizações para o Apple Watch e os AirPods, de acordo com a “Bloomberg”.

Outro destaque do evento será a Apple Intelligence – um novo conjunto de ferramentas de IA que inclui uma assistente digital Siri atualizada. Inclusive, a nova interface da Siri será referência pra o tema do evento, “It’s Glowtime”.

A Apple quer provar aos consumidores e a Wall Street que agora é uma das principais empresas em inteligência artificial generativa. Mas a tecnologia de IA da empresa ainda é um trabalho em andamento, por isso, ela corre riscos.

Houve diversos atrados na Apple Intelligence, e muitos recursos importantes não chegarão até o próximo ano. O foco da nova tecnologia, por enquanto, será o resumo de mensagens e notificações, em vez de se equiparar à interatividade dos sistemas rivais.

Mesmo assim, os produtos centrais da Apple, e que geram cerca de 60% de sua receita anual, devem uma nova vida com as atualizações.

Apple (AAPL34) aposta em novo dispositivo de IA com braço robótico

O desenvolvimento de um novo dispositivo doméstico pela Apple (AAPL34), um aparelho de mesa que combina uma tela com um braço robótico, está demonstrando avanços. 

Uma equipe composta por centenas de pessoas trabalha no novo dispositivo da empresa liderada por Tim Cook. O aparelho utiliza um braço robótico fino para se movimentar em torno de uma tela grande, disseram fontes em apuração da “Bloomberg News”.

O produto da Apple seria uma inovação no quesito aparelhos domésticos, a exemplo do Echo Show 10 da Amazon (AMZO34) e do Portal descontinuado da Meta (M1T34). O dispositivo depende de mecanismos para inclinar a tela para cima e para baixo e fazê-la girar 360 graus.

A Apple pensou o dispositivo para ser um centro de comando doméstico inteligente máquina de videoconferência, além de uma ferramenta de segurança de segurança para a casa do consumidor, devido ao controle remoto, segundo as fontes.

A equipe executiva da big techs aprovou o projeto — de codinome J595 —  em 2022. Porém, o crescimento formal só começou nos últimos meses, de acordo com as fontes do veículo.

A empresa está tentando impulsionar as vendas e capitalizar a Apple Intelligence, por isso está se esforçando na área de robótica para a robótica, junto com um novas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) que chegarão ao iPhone, ao iPad e ao Mac neste ano.