Negócios

Asia Shipping amplia em 30% as importações para o Brasil em 2024

Os principais produtos importados pela Asia Shipping foram dos segmentos de automóveis, eletrodomésticos e pneumáticos

Foto: Asia Shipping/ Divulgação
Foto: Asia Shipping/ Divulgação

A Asia Shipping, maior integradora logística da América Latina, anuncia um crescimento acima dos 30% nas importações marítimas realizadas pela companhia em 2024 para o Brasil, em comparação com o ano anterior. 

As movimentações, que somaram um total de 230.556 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) representam a maior parte dos mais de 500 mil TEUs transportados para a América Latina em geral. Segmentos como os de automóveis, eletrodomésticos e pneumáticos estão entre os que apresentaram maior demanda no período.  

Segundo Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping, as importações brasileiras foram impulsionadas por setores que cresceram acima da média em 2024 e que devem continuar em ritmo de expansão nos próximos meses. 

“Somente os pneumáticos, que podem ser representados por pneus novos aplicados em carros de passeio, tiveram uma alta de 15% no período, com a maior parte dessas importações vindas da China”, analisou o executivo. 

Já as vendas de eletrodomésticos – outro setor que liderou as importações no período – cresceram 34% no país somente no primeiro semestre do último ano, de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros).

A expectativa é que o setor se expanda na casa dos 15,6% no Brasil entre 2024 e 2029, praticamente o dobro do que foi registrado entre 2019 e 2023, segundo a Euromonitor. 

Diferentemente do que foi registrado em 2024, para 2025, ainda de acordo com o executivo da Asia Shipping, é possível que o modal aéreo ganhe mais destaque como rota alternativa às importações, em virtude das tensões que permeiam o cenário geopolítico mundial.

Apesar do crescimento registrado pela companhia neste ano, muitas movimentações tiveram que ser remanejadas pelo modal marítimo, enfrentando atrasos e filas nos portos.

“A previsão é que os conflitos no Mar Vermelho continuem e as principais transportadoras vão precisar desviar os seus percursos pela África, pensando em rotas alternativas ao Canal de Suez. Para evitar o congestionamento e atraso das importações nos portos, o transporte aéreo será uma alternativa”, apontou Pimenta.

Investimentos e aquisições da Asia Shipping

Como parte de sua estratégia de crescimento, em 2024 a Asia Shipping fez duas aquisições importantes. A primeira delas foi a Dati, uma plataforma em nuvem, baseada em inteligência artificial, que automatiza 87% das etapas na rotina de importação, fornecendo insights que podem fazer a diferença para a tomada de decisões em diversos cenários. Desde o acompanhamento do pedido até a entrega da carga, a plataforma possibilita ao importador e exportador a visibilidade da sua operação em uma única tela; uma solução que permite aos negócios acompanharem o dinamismo do acirrado mercado do comex.

Outra aquisição importante da companhia no período foi a catarinense Hórus Logística. A partir desta movimentação, a Asia Shipping passou a atender a cadeia logística de ponta a ponta com soluções de armazenagem, cross-docking e gestão de inventário, serviços que contam com o uso de tecnologias, como a de rastreamento RFID, o software de gerenciamento de armazém (WMS) e Power BI (Business Intelligence). 
A Asia Shipping é uma empresa de logística global, especializada em encontrar as rotas mais inteligentes para seus clientes e transportar mercadorias entre continentes,  e está presente em 12 países. A companhia atua na importação e exportação, fazendo a ponte entre fornecedores, armadores (donos de navios de carga), portos e transportadoras.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile