Azul (AZUL4) fecha acordo com empresas para pagar parte de dívida

A Azul (AZUL4) anunciou que firmou acordos comerciais com empresas que representam mais de 90% do seu passivo de arrendamento

A Azul (AZUL4) anunciou, na noite de domingo (5), que firmou acordos comerciais com empresas que representam mais de 90% do seu passivo de arrendamento, sujeito a certas condições e aprovações corporativas aplicáveis. As informações são do Broadcast do Estadão.

Em nota, a Azul informou que estes acordos representam uma parte significativa de um plano abrangente que visa fortalecer a geração de seu caixa e melhorar a estrutura de capital, além de entregar aos arrendadores 100% dos valores previamente acordados. 

“Com base nesses acordos, os arrendadores reduzirão os pagamentos de arrendamento da Azul para eliminar diferimentos relacionados à covid, bem como a diferença entre as taxas de arrendamento contratuais da Azul e as taxas de mercado atuais”, diz o comunicado. 

Em troca, disse a empresa, os arrendadores receberão um título de dívida negociável com vencimento em 2030 e ações precificadas de forma a refletir a nova geração de caixa da Azul, sua melhor estrutura de capital e a redução em seu risco de crédito.

A empresa vinha negociando dívidas acumuladas no últimos anos e, só em 2023, precisa pagar R$ 3,8 bilhões aos arrendadores de aviões e R$ 700 milhões aos bancos, segundo fontes do mercado.

Do total devido, R$ 3,2 bilhões são referentes ao aluguel anual das aeronaves e R$ 600 milhões ao valor postergado durante a pandemia.

Alex Malfitani, CFO da Azul afirmou que nenhuma aeronave saiu da frota da companhia durante as negociações e, que seus parceiros entregaram 12 novas aeronaves adicionais nos últimos cinco meses.

“As negociações continuam com os arrendadores e demais parceiros e estamos otimistas de que chegaremos a acordos com todos eles”, pontuou Malfitani. 

Azul (AZUL4) é eleita companhia aérea mais pontual do mundo

A Azul (AZUL4) foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo no ano de 2022. O ranking divulgado na última semana pela Cirium, consultoria que analisa dados globais da aviação. Segundo o levantamento, 88,93% dos voos da Azul no ano passado pousaram dentro do horário previsto.

As companhias japonesas All Nippon Airways e Japan Airlines ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Latam e Delta fecharam o top cinco do ranking.

A Cirium considera como pontuais os voos que chegam ao aeroporto de destino com até 15 minutos de diferença em relação ao horário previsto.

Avianca, Emirates, United Airlines, Qatar Airways e American Airlines completaram o ranking das dez companhias aéreas mais pontuais do mundo em 2022.