Batizado com Lula

Azul (AZUL4) investe R$ 3 bi em aviões da Embraer (EMBR3)

A empresa deve receber 13 aeronaves modelo 195-E2 da fabricante até o fim do ano

Azul visa oferta por totalidade da Latam
Foto: Azul/Divulgação

A companhia aérea Azul (AZUL4) confirmou o investimento de R$ 3 bilhões para a renovação de sua frota. Com o negócio, a empresa deve receber 13 aeronaves modelo 195-E2 da Embraer (EMBR3) até o fim do ano.

O anúncio da Azul aconteceu durante evento na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP). Na cerimônia esteve presente o presidente Lula (PT) e ministros de seu governo. 

A companhia aérea é a maior operadora dos jatos de última geração da Embraer, segundo a própria empresa. Além disso, atualmente tem o maior pedido de compra do modelo de aeronave citado. 

Segundo a Azul, o 195-E2 pode receber 136 clientes e é também a aeronave mais moderna fabricada no Brasil. 

“O equipamento é o modelo de corredor único mais eficiente atualmente no mercado, oferecendo uma economia de até 25% de emissões de CO2”, consta no comunicado da Azul. 

No momento a aérea opera com 20 aviões do mesmo modelo encomendado, em uma frota com 189 aeronaves.

“A previsão de entrega de mais 13 jatos E195-E2 para a Azul este ano é mais uma importante demonstração de confiança na nossa aeronave”, disse Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer.

Azul (AZUL4) passa Gol (GOLL4) em liderança do mercado brasileiro

A Azul (AZUL4) ultrapassou a Gol (GOLL4) no mercado de aéreo do Brasil em março, conforme dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), divulgados nesta segunda-feira (22).

O crescimento da Azul (em 6,7%), deixou para trás os da Gol e atingiu o patamar de 29,5% de participação de mercado. Enquanto a concorrente tem 29%, tendo em vista, também, a redução de 13,4% no número RPK – lucro por passageiro e quilômetro voado.

Essa vertente é calculada, a partir da multiplicação do número de passageiros pagantes pelos quilômetros voados, de acordo com a “Folha de S. Paulo”. 

Os dados da Anac indicam que a demanda total por viagens aéreas cresceu 1,4% em março, na comparação anual. 

Em paralelo, a Latam, primeira colocada no ranking, teve 41% de participação no mês em referência, uma alta de 11% na base de comparação anual.