Vice-líder

Azul (AZUL4) passa Gol (GOLL4) em liderança do mercado brasileiro

A Azul agora tem 29,5% de participação de mercado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Azul (AZUL4) ultrapassou a Gol (GOLL4) no mercado de aéreo do Brasil em março, conforme dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), divulgados nesta segunda-feira (22).

O crescimento da Azul (em 6,7%), deixou para trás os da Gol e atingiu o patamar de 29,5% de participação de mercado. Enquanto a concorrente tem 29%, tendo em vista, também, a redução de 13,4% no número RPK – lucro por passageiro e quilômetro voado.

Essa vertente é calculada, a partir da multiplicação do número de passageiros pagantes pelos quilômetros voados, de acordo com a “Folha de S. Paulo”. 

Os dados da Anac indicam que a demanda total por viagens aéreas cresceu 1,4% em março, na comparação anual. 

Em paralelo, a Latam, primeira colocada no ranking, teve 41% de participação no mês em referência, uma alta de 11% na base de comparação anual.

Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4): acordo de fusão ganha força

As negociações para fusão entre as companhias aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) ganharam força. O que está sendo discutido é que a acionista Abra Group, dona da Gol (GOLL4) e da Avianca Holdings, contribua com ações para a Azul (AZUL4) em troca de uma fatia na companhia aérea combinada.

A Abra, então, manteria a propriedade total de sua participação na Avianca. As informações foram condedidas à Bloomberg.

Ainda de acordo com o parecer, esse tipo de transação poderia atrair a Azul (AZUL4), já que não envolve o comprometimento de muito dinheiro.

Aéreas: ‘tiro no pé’, classifica especialista de reestruturação de empresas

Esta semana, surgiram notícias de que a Azul (AZUL4) estaria considerando fazer uma oferta para adquirir a concorrente Gol (GOLL4), que está atualmente em processo de recuperação judicial, o que a torna uma opção mais acessível.

Entretanto, a perspectiva de uma possível fusão entre as duas empresas, que juntas controlariam quase dois terços do mercado em um setor já dominado por três grandes players, apresenta desafios significativos.