Adequações

Azul (AZUL4) suspende operação em 12 cidades brasileiras

O aumento dos custos, a crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar levaram a Azul a tomar essa decisão

Azul (AZUL4)
Azul (AZUL4) / Divulgação

As operações da Azul (AZUL4) serão totalmente suspensas em 12 cidades do Brasil a partir do dia 10 de março, informou a companhia aérea. Os voos serão encerrados em Campos e Cabo Frio (RJ); Correia Pinto (SC); Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Mossoró (RN); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Rio Verde (GO); e Barreirinha (MA).

A Azul afirmou que uma série de fatores levou à decisão, como “o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda”.

Pelas mesmas razões, a empresa fará uma redução de oferta e adequação de suas operações em outras localidades. Os voos para Fernando de Noronha (PE) serão operados somente a partir de Recife. 

Além disso, também a partir de 10 de março, os voos saindo de Juazeiro do Norte (CE) passarão a ter como destino o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), principal hub da companhia, de acordo com o “E-Investidor”.

Por conta dessa baixa ocupação, as operações no aeroporto de Caruaru (PE) também serão readequadas. A Azul explicou que os voos passarão a ser realizados por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove clientes.

“As mudanças fazem parte do planejamento operacional da Azul, e os clientes impactados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, consta em comunicado da empresa.

Azul (AZUL4) troca quase a totalidade de seus títulos de dívida

A Azul (AZUL4) anunciou nesta quarta-feira (22) que quase todo o valor principal de seus títulos de dívida foi convertido em novas obrigações, como parte de seu processo de reestruturação financeira.

De acordo com a empresa, 99,69% do valor das notas sêniores garantidas com vencimento em 2028 e taxa de 11,93% foram trocadas. Já os títulos com vencimento em 2029 e remuneração de 11,5% tiveram 98,02% de sua dívida trocada. 

A conversão dos papéis com vencimento em 2030 e remuneração de 10,875% atingiu 94,51% do valor em aberto.

“A Azul espera que a liquidação das ofertas de troca ocorra prontamente e anunciará a data de sua liquidação nos próximos dias”, afirmou a empresa em fato relevante.