Aéreas

Azul diz que conversas sobre fusão com Gol 'seguem evoluindo'

O comunicado foi divulgado após notícia de que as duas empresas estariam caminhando para um memorando de entendimento

Azul e Gol
Azul e Gol (Foto: Divulgação)

A Azul (AZUL4) afirmou que as conversas com a Abra, controladora da Gol, para uma possível fusão “seguem evoluindo”, segundo comunicado divulgado pela empresa nesta sexta-feira (10) e publicado pelo “InfoMoney”. Mesmo assim, a companhia reforçou que ainda não há nenhum acordo para uma combinação de negócios com a Gol.

A nota foi divulgada após notícia do “Valor Econômico” de que as duas empresas estariam estruturando a assinatura de um memorando de entendimento para uma possível fusão.

“A companhia continua mantendo conversas independentes com a Abra, as quais seguem evoluindo”, afirmou a Azul.

“No entanto, a companhia reitera que, até o presente momento, não foi celebrado ou formalizado qualquer acordo, vinculante ou não, de qualquer natureza, sobre operação de parceria ou combinação de negócios junto à Gol ou seus acionistas controladores além do acordo de codeshare já devidamente divulgado”, completou.

Em meados de 2024, a empresa já havia informado que conversava com a Abra para “explorar eventuais oportunidades”. Em maio, as duas empresas anunciaram um acordo de codeshare envolvendo o compartilhamento de voos para mais de 150 destinos.

Azul (AZUL4) e Gol estão próximos de assinar memorando para fusão 

Azul (AZUL4) e a controladora da Gol (GOL), a holding Abra, estão estruturando a assinatura de um memorando de entendimento, nas próximas semanas, o objetivo é  tratar das negociações sobre uma possível fusão entre os negócios, conforme apuração do “Valor”.

O documento ainda tem várias condicionantes para que a fusão saia de fato do papel, segundo fontes. A assinatura do memorando tem sido adiada por conta da reestruturação da Gol nos EUA. Originalmente, a assinatura deveria ter ocorrido em novembro do ano passado, agora espera-se que aconteça ainda em janeiro.

O documento irá reforçar, ainda de acordo com as fontes, a intenção de ser feito um negócio entre a Azul e a Gol. Além disso,  indicará também o tipo de governança que as duas partes devem buscar, estrutura de capital das empresas, e modelos à mesa.

O que está circulando nos bastidores, segundo o jornal, é a criação de uma companhia sem controlador definido, a chamada “corporation”. 

As marcas Azul e Gol ainda seriam utilizadas, assim como ocorreu em outras consolidações recentes na aviação — a exemplo da própria Gol com a Avianca e Gol. 

Em paralelo a isso, há ainda outra possibilidade, como uma joint venture entre as aéreas, visto que ambas as empresas já operam em modelo de “codeshare” (compartilhamento de assentos).

As fontes afirmaram que a conclusão do Chapter 11 – como chamam a recuperação judicial nos EUA – da Gol, prevista para abril, foi um marco decisivo para o desenrolar de um eventual negócio. “A Abra é o maior credor da Gol, mas não é o único”, disse esta fonte, segundo o site.

Um dos pontos importantes do cenário foi o fato da Latam ter ficado extremamente competitiva após a reestruturação, disseram as pessoas que acompanham as conversas. 

“Azul e Gol estão atravessando uma reestruturação e precisam bater a Latam, que é supereficiente e tem uma cobertura muito grande. O ‘player’ capaz de fazer frente contra a Latam hoje na região é a Abra”, disse uma fonte, que aproveitou para destacar as dificuldades que as aéreas enfrentam também por conta da volatilidade do dólar e o cenário de juros.

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