Para a formação de um empreendimento de sucesso é preciso que alguns conceitos e dinâmicas sejam do conhecimento de toda empresa. Por isso, hoje iremos falar sobre B2B (sigla de ‘’business to business’’ ou ‘’empresa para empresa “em português).
Entender o que é e como funciona o B2B é fundamental para que as empresas possam expandir, mesmo que futuramente, as transações para o mercado corporativo.
O B2B não é nada mais que um modelo de negócio em que o cliente final é uma outra empresa e não uma pessoa física (B2C). A maior retenção dos clientes, alta quantidade de transações e a recorrência de receitas são as principais vantagens do modelo de empreendimento que sempre existiu, mas que, aos poucos, foi criando demandas e estratégias específicas para a otimização das vendas de uma empresa para outra.
Então quando uma agência de marketing presta serviços para empresas de tecnologia, ou uma empresa de suprimentos de materiais de escritórios atende contabilidades e até mesmo quando uma consultoria jurídica presta serviços para bancos é o B2B entrando em ação.
Alta rentabilidade
Um negócio B2B costuma ter uma precificação de produto mais alta se for comparado com a maior parte dos negócios B2C. Mais uma vez, vale alertar que podem existir algumas exceções. Normalmente, os negócios B2B apresentam não só um produto ou serviço, mas também uma proposta de valor agregada àquela solução.
Relacionamentos a longo prazo
Na maior parte das vezes, negócios B2B, sejam modelos ‘’SaaS’’ ou de vendas pontuais, têm probabilidade a ter prazos e processos de longo prazo. Por exemplo: quando uma empresa abre um processo de cotação para contratar um fornecedor, ela costuma fazer uma análise para encontrar o melhor parceiro para o seu negócio, isto é, aquele que atenderá às suas demandas sem problemas, garantindo uma boa relação.
Mas o que é modelo ‘’SaaS’’ afinal? Bom, um SaaS B2B é uma empresa que vende um software como um serviço, ou seja, comercializa licenças de uso do seu software para que outras empresas possam utilizar. Nesse tipo de serviço o cliente paga por um valor mensal, semestral ou anual para utilizar o produto.
Um bom exemplo de empresa B2B Saas é a Adobe que já vem há alguns anos mudou radicalmente o modelo de negócios.
A empresa, que antes comercializava os seus produtos seja por meio físico ou compra no site, decidiu abrir mão desse modelo de negócio e lançou o Creative Cloud.
A diferença é que em seu antigo modelo era necessário fazer o download do produto após o pagamento e agora essa plataforma contém todos os softwares da marca, que são utilizados na nuvem e com várias formas de pagamento.
Essa mudança fez com que a Adobe tivesse uma receita acima de 22%.
Estratégias de Marketing Digital podem ajudar a gerar mais oportunidades de vendas no B2B. Além de serem mais eficientes e econômicas, vão ao encontro do processo de convencimento e nutrição do conhecimento do cliente.
Como você pôde perceber no decorrer desse conteúdo, o comércio B2B oferece vantagens como um alto volume de transações e recorrência nas receitas. Mas é claro que o sucesso não ocorre por acaso. Por isso, é importante investir em estratégias como o bom relacionamento com os clientes e uma boa estratégia de Marketing Digital.
Aliás, é interessante notar que 35,9% das empresas participantes da pesquisa E-commerce Trends 2018 focam em transações B2B e B2C, enquanto apenas 5,5% focam exclusivamente no business-to-business.