B2C e sua relação com o e-commerce

Entenda a comercialização de produtos ou serviços das empresas que conhecemos como sendo o varejo

O B2C (business-to-consumer), que em português é o bom e velho ‘’negócios para o consumidor’’, nada mais é do que o comércio realizado entre uma empresa e os consumidores finais. Basicamente, trata-se da comercialização de produtos ou serviços das empresas que conhecemos como sendo o varejo. 

Originalmente, um modelo B2C é feito pela troca de bens e serviços em shoppings, supermercados, restaurantes, ou seja, o comércio em geral, mas hoje em dia, esse termo também é utilizado para se referir as compras online. 

Já sabemos que comércio de rua ou o varejo físico não vai acabar, mas em algumas classes de produtos, o comércio eletrônico vem avançando em alta velocidade. 

Com a era digital, os clientes têm mais controle do que nunca. Em poucos minutos um consumidor sabe os preços praticados por diferentes lojas para um mesmo item que ele tem o hábito de comprar, sabe o prazo de entrega de cada uma pratica e dispõe de diferentes formas de pagamento. 

Existem modelos de sites B2C que se diferenciam entre si pela forma como atuam e a abordagem comercial. O modelo mais comum e que engloba boa parte dos sites mais populares de e-commerce que conhecemos são as vendas diretas. Através dele pessoas compram produtos diretamente do site da empresa, como por exemplo, sites de fabricantes ou pequenas empresas, ou simplesmente versões online de magazines. Lembrou de alguém? A Magalu fornece esse tipo de serviço e foi uma das empresas que conseguiu um bom resultado antes mesmo da pandemia começar. 

As revendas também conquistaram seu espaço, já que não representam uma loja eletrônica de um fabricante ou magazine ou outro tipo de negócio com lojas físicas. Neste modelo a empresa realiza apenas operações online de vendas de produtos diversos de terceiros. 

O maior desafio para os profissionais de Marketing para o B2C, é alcançar e engajar seus clientes na era digital. A transformação digital vem ancorando uma mudança comportamental significativa nas pessoas. Os consumidores estão procurando por conteúdo, entretenimento, informação, relações e conexões, quando utilizam os meios digitais. 

A grande maioria dos clientes está disposta a pagar por experiências mais enriquecedoras e melhores do que aquelas que eles têm, se houver um fornecedor que ofereça isso de maneira clara, segura e garantida. É por esta razão que na era digital as empresas têm ousado criativamente, mas sempre procurando fundamentar suas mudanças em dados, que são colhidos dos seus próprios sites, das redes sociais e de todos os meios de que dispõem para interagir digitalmente com seu público. 

As redes sociais disponibilizam um canal direto para construir relacionamento mais estreito com os seus clientes, como nenhum outro meio possibilitou no passado. No entanto, as mesmas ferramentas que facilitam essa troca rápida, podem ser ao mesmo tempo um de seus pontos negativos, caso a empresa não estiver estruturada e não tiver uma cultura digital desenvolvida e verdadeiramente orientada ao cliente.