Temporada de balanços

B3 (B3SA3): Genial projeta retração no lucro do 1TRI24

Os profissionais da Casa avaliaram, ainda, que as ações da Bolsa brasileira estão “baratas"

Foto: Divulgação / B3
Foto: Divulgação / B3

A equipe da Genial Investimentos, Casa de análises do mercado, projeta que o lucro líquido da B3 (B3SA3) chegue a R$ 1,02 bilhão no 1TRI24. O valor, se confirmado, representará avanço frente aos 3 meses anteriores, mas retração anual.

Para a Genial, esse número viria pelo benefício da redução dos níveis de despesa da B3. Visto que, no quatro trimestre de 2023, a linha de custo sofreu elevação por uma antecipação ocorrida.

Os profissionais da Casa avaliaram, ainda, que as ações da Bolsa brasileira estão “baratas”.  

Em sua visão, os dados operacionais da B3, até o momento, indicam que este ano pode ser fraco no volume financeiro negociado. Espera-se queda de 10,5%, também na base de comparação anual.

“No entanto, esperamos que com a queda da Selic e melhora do cenário macro global, pode ocorrer uma recuperação ao longo do ano, mas ainda assim estimamos uma contração de -3,7% a/a para o ADTV em 2024”, disseram Eduardo Nishio, Wagner Biondo e Felipe Oller, analistas que assinaram o relatório da Genial.

Apesar da retração, Genial é otimista com as ações B3 (B3SA3)

Os analistas citaram algumas razões que podem levar a empresa a reportar uma queda no lucro. Entre elas, as receitas menores, por conta do fraco desempenho do segmento listado.

Além disso, as despesas operacionais maiores, causadas pelo programa Desenrola – em parte – bem como queda no resultado financeiro, pelo aumento das despesas financeiras com a 7ª emissão de debêntures.

Mesmo diante desse quadro, as perspectivas da Genial para a recuperação da B3 são boas, por isso, para a Casa, a empresa tem avaliação “barata”, de acordo com o “Suno Notícias”.

A equipe vê que a tese “permanece válida no longo prazo”, se comprada em um valuation atraente, e considerando positivamente a redução da Selic (taxa básica de juros). 

“reconhecemos que tanto o cenário local quanto internacional vêm se deteriorando ao longo do ano, jogando contra nossa tese de investimento”, disse a Genial em avaliação da B3.