A Usiminas divulgou os seus resultados do quarto trimestre de 2021 e foi fortemente afetado pelo desempenho da Musa, braço de mineração da empresa, com o setor decepcionando, de acordo com a avaliação do banco Inter. As informações são do Valor.
A analista Gabriela Cortez destacou que essa queda foi por conta de descontos nos produtos da empresa muita acima do esperado, que derreteram as receitas, mesmo com o maior volume de vendas.
“Adicionalmente, a sazonalidade mais fraca do mercado interno na siderurgia, dificultou a compensação nos resultados”, acrescenta, observando que isso gerou um Ebitda (lucro antes de juros, depreciação, impostos e amortização) de R$ 2,47 bilhões, 15% inferior as estimativas do Inter.
No que diz respeito a mineração, a analistas disse que o resultado ficou “aquém”, com descontos maiores que esperado na qualidade. Para ela, apesar do grandes volume de venda, a receita líquida da Musa foi 32% abaixo do estimado pela instituição, refletindo o recuo dos preços do minério de ferro no período.