A marca de luxo Balenciaga está lançando uma bolsa inspirada em sacos de lixo por US$ 1.790 (R$ 9.280 na cotação atual). O modelo, que foi divulgado nos modelos azul, vermelho e branco, foi vista pela primeira vez durante desfile da coleção de inverno 2022, realizada em março.
Durante a divulgação do produto, a empresa de moda espanhola admite que o “‘Trash Pouch”’ é inspirado em um saco de lixo.
“Quem não gosta de um escândalo de moda?”, perguntou o diretor criativo da Balenciaga, Demna Gvasalia.
“Não podia perder a oportunidade de fazer o saco de lixo mais caro do mundo porque quem não gosta de um escândalo de moda?”, completou Gvasalia.
Não é a primeira polêmica da Balenciaga no ano. Em maio, a marca anunciou o lançamento de tênis destruídos por US$ 1.850. A empresa informou que apenas 100 pares estavam disponíveis para comprar.
Em um comunicado à imprensa, a marca, com sede em Paris, disse que os sapatos eram “extremamente gastos, marcados e sujos”, cujos retratos seriam de “natureza morta” e “sugerem que o tênis Paris deve ser usado por toda a vida”. O lançamento gerou repercussão nas redes sociais.
Após o lançamento do tênis, a empresa de moda decidiu apostar nas lingeries de tamanhos exagerados, em especial no das calcinhas. Após o lançamento, usuários nas redes sociais chamaram as peças como “calçolas de vovó”. Os itens mais baratos custavam a partir de US$ 225 (R$ 1,2 mil).
A Balenciaga também já lançou uma blusa com rasgos nas mangas, gola e ombro, e também uma camisa sobreposta a outra camiseta, intitulada de “T-Shirt Shirt” e custando US$ 1,2 mil (cerca de R$ 6 mil aproximadamente). Além disso, a grife já se aventurou nos crocs, lançando um modelo plataforma e outro em salto alto.