Banco Master investe em tecnologia e reduz índice de reclamações no BC

Pacote de medidas implementado pelo banco nos últimos meses envolve uso de tecnologia de ponta e melhoria dos procedimentos internos

O Banco Master vem registrando nos últimos meses uma queda acelerada no índice de reclamações no Banco Central – boa parte delas relacionadas a contestações de fraudes praticadas por terceiros em saques e cancelamento de seguro prestamista. No segundo trimestre do ano, a redução foi de 23,4% em relação ao primeiro.

O índice do BC é o número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1 milhão. O resultado reflete os investimentos de mais de R$ 30 milhões feitos pelo Banco Master em tecnologia, iniciados em maio, com o objetivo de evitar novas ocorrências.

O esforço inclui também a melhoria de procedimentos internos, com a criação de uma célula antifraude, novo sistema de formalização e gestão interna dos correspondentes bancários. “São ações alinhadas com as melhores práticas nacionais e internacionais”, diz Danielle Rezende da Silva, Coordenadora de Ouvidoria do Master.

Uma das prioridades da instituição é oferecer cada vez mais atendimento de excelência aos clientes – em especial pessoas físicas. “É um trabalho perene de melhoria, que envolve diversas áreas do Banco. Essas iniciativas vão gerar resultados contínuos e efetivos para nossos clientes”, afirma Luiza Centini Vieira, Superintendente Jurídica e de Atendimento do Banco Master.

Banco Master dá dicas de como se proteger de golpes

Dados da Serasa Experian mostram que a cada nove segundos, um cidadão é alvo de golpistas no Brasil e diariamente surgem novas estratégias para que os criminosos induzam os consumidores a caírem em diferentes tipos de golpes. Diante disso, o Banco Master preparou dicas do que fazer para se proteger e evitar prejuízos. A ideia é ajudar clientes de todos os segmentos, incluindo usuários do Credcesta, cartão de benefício consignado que faz parte do banco.

“Mesmo com todo o aparato de segurança oferecido pelas instituições financeiras, os golpistas se aproveitam do contato direto com o cidadão – seja via telefone, e-mail, WhatsApp ou redes sociais. Por isso, a nossa primeira dica é sempre desconfiar de tudo e nunca fazer uma transação por impulso”, explica Emanuel José Beco Corunha, superintendente executivo de crédito e cobrança do Banco Master.

“Um bom exemplo é quando surge uma oferta muito vantajosa, descontos expressivos para a quitação de um contrato ou mesmo uma nova taxa de juros, bem mais baixa, condicionada à quitação do contrato original via boleto ou PIX. Normalmente, os golpistas oferecem vantagens financeiras ilusórias por meio de sites e e-mails falsos, telefone, redes sociais e WhatsApp”, acrescenta.

Outro ponto importante é o cliente nunca emitir uma segunda via de boleto de um site que não seja da instituição financeira que ele tem vínculo (emissora do documento). Além disso, é preciso conferir sempre a logomarca da instituição financeira do boleto e os três primeiros números da linha digitável, que corresponde ao número da instituição junto ao Banco Central.

No caso dos boletos recebidos, no ato do pagamento, o cliente sempre deve conferir se o mesmo tem o Banco Master S.A. como beneficiário final, por exemplo. São comuns golpes que utilizam CNPJ’s falsos, criados com nomes fantasia, que visam confundir os clientes, e que fazem menção ao nome da instituição financeira verídica. 

“Por isso, se o boleto visa amortizar um contrato com o Banco Master, a linha digitável deve, obrigatoriamente, iniciar com 243 e o beneficiário deve constar exatamente como ‘Banco Master S.A’. Em caso negativo, o cliente deve entrar em contato imediato com os contatos oficiais do Master”, explica Corunha, que também orienta o cliente a sempre preferir pagar os boletos via aplicativo, lendo o código de barras direto do arquivo em PDF do boleto.

Sobre o Banco Master

Com nova gestão a partir de 2018, o Banco Master foi criado como um misto de banco de investimento e Merchant bank. Atua nas frentes de crédito pessoal e consignado, serviços financeiros, banco de investimento para empresas do Middle Market (com operações estruturadas e produtos de emissão própria), serviços de câmbio, conta caução e seguros com a Kovr Seguradora, empresa do grupo. Faz parte do Banco Master o Credcesta, cartão de benefício consignado.