A Ferrovia Nova Transnordestina passará a ter a supervisão do banqueiro Daniel Dantas, dono do banco Opportunity, antes o projeto era gerenciado pelo empresário Benjamin Steinbruch.
A mineradora Bemisa, controlada pelo Opportunity, formalizou requerimento para assumir o trecho de 717 quilômetros de Curral Novo (PI) até o porto de Suape (PE), que tem um valor estimado em R$ 6 bilhões para sua conclusão. O objetivo da mineradora é escoar minério de ferro do PI até Suape.
Este é um dos trechos da ferrovia que fazia parte do plano do governo Lula em 2010, no entanto o plano não foi concluído.
A Ferrovia Nova Transnordestina é uma ferrovia brasileira, em bitola mista, projetada para ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, com extensão total de 1.753 km.
A ferrovia atingiu quase 50% de execução das obras, entretanto a Transnordestina não é capaz de atender a qualquer demanda por transporte da região.
Com a chegada de Dantas ao projeto, a aposta dos governos Bolsonaro e de Pernambuco é de atingir uma conclusão à ferrovia.
O empreendimento já obteve muito investimento e ultrapassou alguns tetos, chegando a receber um orçamento de R$ 4,5 bilhões em 2007, em 2012 ultrapassou R$ 7,5 bilhões. Mais recentemente, em 2019 a nova ferrovia alcançou um montante de R$ 13 bilhões em verbas.