A Berkshire Hathaway recebeu, nesta sexta-feira (19), aprovação regulatória para comprar até 50% das ações da Occidental Petroleum. A autorização veio com um pedido à Federal Energy Regulatory Commission, da holding de investimentos para comprar mais ações ordinárias da petroleira em transações no mercado secundário, no dia 11 de julho, de acordo com informações da “CNBC”.
Segundo a Berkshire, uma participação máxima de 50% não prejudicaria a concorrência ou diminuiria a autoridade regulatória e, carlos Clay, diretor interino da divisão de regulação de energia elétrica, concedeu a permissão, com a argumentação de que a autorização é “consistente com o interesse público”, segundo a “CNBC”.
Aumento dos investimentos na Occidental Petroleum
A Berkshire está aumentando os investimentos em ações da Occidental Petroleum em 2022, com um acúmulo de cerca de 20% das ações da empresa, o que leva analistas a especular se Buffett estaria buscando o controle de uma das maiores produtoras de petróleo dos Estados Unidos, segundo o “Wall Street Journal”.
Com as notícias, as ações da holding de investimentos saltaram 10%, cotadas a US$ 71,29 cada no pregão de sexta-feira (19). Assim, os ganhos acumulados da companhia em 2022 se elevaram para mais de 145%, segundo a “CNBC”.