Bezos deixa Amazon nesta segunda; o que muda para a gigante da tecnologia?

Jeff Bezos, fundador da Amazon, irá deixar o cargo de CEO da companhia nesta segunda-feira (5), o qual ocupa desde o início da empresa. Bezos havia declarado sua saída em 26 de maio durante uma conferência com investidores. Mas o que representa a partida do empresário para a gigante do comércio eletrônico?

Com a saída de Bezos, a Amazon terá Andy Jassy, que comanda a Amazon Web Services (AWS), na liderança, assumindo o cargo a partir dessa segunda. A data da transição marca a celebração do aniversário de 27 anos da companhia. 

Jeff Bezos agora passará a ocupar o cargo de presidente-executivo do conselho. Dono de uma fortuna estimada em US$ 199 bilhões, o empresário decidiu que vai se dedicar a projetos paralelos, como a empresa de exploração espacial Blue Origin e o jornal The Washington Post. 

A história da Amazon começou em 1994, em Seattle, nos Estados Unidos, quando Bezos, que antes trabalhava como analista em Wall Street, resolveu criar seu próprio negócio. A teve início na garagem de casa, comercializando livros devido ao preço baixo e ao catálogo diverso de obras para todos os gostos. Na época, os pedidos eram realizados online, o que era novidade, além de não ter estoque limitado por um armazém. As parcerias com atacadistas e distribuidoras ajudavam a empresa a manter um vasto catálogo de livros.

Em 2007 a empresa revolucionou o mundo da leitura com o lançamento do Kindle, o leitor de livros digitais da Amazon, mudando assim a forma de consumir o produto.

Hoje a Amazon é uma das maiores empresas da internet, que se concentra no e-commerce, streaming, computação em nuvem e inteligência artificial. A companhia ainda investe em supermercados. 

Ainda não é possível afirmar qual será o futuro da gigante norte-americana com Andy Jassy assumindo a liderança, uma expectativa é que o setor de serviços web continue crescendo, um setor que é muito importante da empresa e que, de acordo com o último relatório trimestral, avançou 28% em receita, chegando a US$ 12,7 bilhões em arrecadação.Jassy terá que cuidar também das demais divisões da empresa, que deve daqui pra frente estabelecer ainda mais como uma companhia de tecnologia, além de lidar com a concorrência acirrada nos setores que já ocupa e nos ramos que deseja se instalar. 

A saída de Bezos da Amazon marca o início de uma nova fase para a gigante do varejo.