A oferta pela Anglo American em US$ 49 bilhões teria sido o maior negócio de mineração em mais de uma década, contudo, o Grupo BHP decidiu se retirar da proposta.
As duas empresas – atualmente as maiores do ramo de mineração no mundo – vinham disputando a negociação há 5 semanas, até a BHP anunciar que não apresentaria uma oferta firme pela Anglo, nesta quarta-feira (29).
Dessa forma, a pressão sobre Ducan Wanblad, executivo-chefe da Anglo, aumentará, visando um plano de reestruturação ambicioso. Ao passo que, para a empresa adversária, será necessário procurar outra fonte para o crescimento de cobre, segundo apuração do “O Globo”.
As propostas da BHP foram repetidamente rejeitadas pela concorrente. As negociações iniciaram com o plano de dividir a Anglo parcialmente, e passaram para a sugestão de aquisição da empresa.
A Anglo havia estendido o prazo para seguir com as tentativas de acordo, mas não chegaram com a não finalização a mesma declarou não ver motivos para uma nova extensão.
Caso a aquisição fosse acordada, uma nova potência de commodities seria criado, superando os rivais mais próximos, com aumento significativo na produção de cobre da BHP, de acordo com o veículo de notícias.
Anglo American rejeita nova oferta de compra da BHP
A Anglo American, uma das maiores empresas de mineração do mundo, recebeu pela terceira vez uma oferta de compra não solicitada de sua concorrente BHP Group.
A proposta envolveria uma transação em torno de US$ 49,87 bilhões ( 39,24 bilhões de libras, na versão oficial).
A oferta também foi recusada nesta quarta-feira (22), bem como nas últimas duas sugestões de compra feitas pela BHP Group, o maior grupo de mineração listado em bolsa de valores do mundo.