A Ágora Investimentos enviou um relatório aos clientes sobre o resultado da Black Fiday, no documento a corretora diz que o evento pode ter decepcionado muito pela primeira vez em anos. A confirmação depende dos números da consultoria de comércio eletrônico Neotrust.
Na quinta-feira (18) e sexta-feira (19) o volume vendas subiu 6% na comparação anual, segundo os dados, mas foi muito inferior ao avanço de 31% em 2020. Esses valores não levam em consideração o resultado do Mercado Livre.
Os analistas Flávia Meireles e Richard Cathcart lembram que “isso é menor do que a estimativa pré-Black Friday da Neotrust de + 18% e + 25% de uma pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico)”.
Também foi pontuado um provável crescimento acima dos números por parte das principais plataformas de comércio, como aconteceu no ano anterior, porém a conclusão geral provavelmente será a mesma. Já que a demanda do consumidor enfraqueceu, principalmente para os itens discricionários de ticket alto.
Os brasileiros adquiriram menos eletrônicos e produtos de linha branca, que significa cerca de 50% do valor comercializado bruto de comércio eletrônico brasileiro.
“É improvável que isso seja uma surpresa para os investidores, visto que as próprias empresas sinalizaram um ambiente de demanda mais fraca durante a temporada de resultados do terceiro trimestre de 2021. Por outro lado, poderia haver alguns efeitos colaterais negativos se as tendências de crescimento forem tão decepcionantes quanto os dados da Neotrust sugerem, dado que a maioria dos varejistas tinha altos níveis de estoque entrando na Black Friday”, completaram Cathcart e Meireles.
Apesar disso, eles mantiveram as recomendações neutras para as ações da Americanas (AMER3), Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3).