Blockbuster perdeu a chance de comprar Netflix por US$50 mi

CEO considerou ‘piada’ a proposta de compra do streaming

Quem nunca cometeu um erro, não é?  Mas existem erros que podem custar milhões. Esse foi o caso do dono da Blockbuster, John Antioco. Antioco é constantemente lembrado de sua mancada toda vez que assiste algo na Netflix, streaming que ele se recusou a comprar. 

Foi em uma reunião em setembro de 2020 que o dono da Blockbuster perdeu a chance de comprar por um ‘’preço de banana’’.  No livro That Will Never Work, escrito pelo cofundador da Netflix, Marc Randolph, descreve uma reunião da qual participou com Antioco, juntamente com o cofundador da Netflix Reed Hastings e seu então CFO Barry McCarthy na sede da Blockbuster em Dallas. 

 Todos da Blockbuster que estavam presentes naquela ocasião devem se entristecer quando pensam no que aconteceu. A empresa poderia ter comprado a Netflix naquele dia por US$ 50 milhões, mas seu CEO nem se deu ao trabalho de considerar a possibilidade. Ele parecia ver isso como uma grande piada. 

Um dia antes da reunião, Randolph, Hastings e McCarthy estavam no interior da Califórnia, no primeiro retiro corporativo da Netflix, quando McCarthy soube que a Blockbuster queria se encontrar com eles. Na época, a Netflix estava com problemas. O ‘crash das pontocom’ fez com que seu futuro antes luminoso parecesse sombrio. 

A ideia de um serviço de aluguel de DVD pelo correio, que era tudo o que era possível naquela era de downloads mais lentos, estava pegando, mas não rápido o suficiente para que a empresa fosse lucrativa. Dois anos antes e em tempos econômicos mais agitados, Hastings e Randolph negaram a oportunidade de serem adquiridos pela Amazon. Agora, a aquisição pela Blockbuster parecia a solução perfeita para manter a Netflix viva. 

Com esse pensamento, os executivos da Netflix vinham solicitando uma reunião com a liderança da Blockbuster há meses. Chegou a notícia de que a Blockbuster queria conhecê-los, mas às 11h30 da manhã seguinte em Dalla– que ficava quase 12 horas de distância. Quase impossível. 

Hastings disse que eles conseguiriam se fretassem um avião para as 5h do dia seguinte. McCarthy argumentou que isso custaria pelo menos US$ 20.000 quando a empresa estava prestes a ficar sem dinheiro e teriam que fechar as portas. “Esperamos meses para conseguir esta reunião”, respondeu Hastings. “Estamos a caminho de perder pelo menos US$ 50 milhões este ano. Quer façamos isso ou não, outros 20 mil não farão diferença.”  

A resposta de Antioco foi de que “A histeria das pontocom é completamente exagerada’’. Os executivos da Netflix debateram com ele por um tempo, até que o valor de compra foi questionado e quando Hastings disse que eram cinquenta milhões”, Randolph viu uma expressão estranha no rosto de Antioco, “Assim que vi, soube o que estava acontecendo: John Antioco lutava para não rir.” 

Do jeito que está, a empresa é lembrada apenas como uma lição prática do que acontece quando você não se adapta a um mundo em mudança. E um lugar para ir se você estiver se sentindo nostálgico em Bend, Oregon.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile