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Boeing (BOEI34) perdeu controle de centenas de peças defeituosas do 737

Foto: Unsplash

A Boeing (BOEI34), fabricante de aviões dos EUA, tratou de forma inadequada e perdeu o controle de centenas de peças defeituosas, segundo um inspetor de qualidade da empresa. De acordo com apuração da “Bloomberg”, o delator revelou que algumas das peças podem ter sido instaladas em aviões do modelo 737 Max.

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Os detalhes das alegações constam em um depoimento de 11 de junho de Sam Mohawk, inspetor da Boeing, para a Administração se Segurança e Saúde Ocupacional, um dos órgãos federais dos EUA. 

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A divulgação ocorreu na terça-feira (18), por um subcomitê do Senado norte-americano, em um memorando de membros. A Boeing alegou ter recebido os documentos na segunda-feira (17) e está revisando as declarações.

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Segundo a denúncia, a fabricante havia perdido até 400 peças defeituosas das aeronaves modelo 737 Max, além de ter excluído os registros de muitas delas de um sistema interno de catalogação. 

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As peças em questão são classificadas como “em não conformidade”, pois precisam ser rastreadas , descartadas ou reparadas, visto que são componentes danificados ou inadequados. Deve haver também um registro meticuloso para garantir que não sejam usadas na fabricação de aeronaves, de acordo com o veículo de notícias. 

Boeing teria pedido silêncio a delatores, disseram fontes

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Segundo o inspetor, a Boeing também “escondeu intencionalmente” da Administração Federal de Aviação dos EUA, alguns componentes grandes, como lemes e flaps, armazenados de maneira imprópria, antes da inspeção local.

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Anteriormente, outras denúncias revelaram que a companhia teria reduzido custos com os processos de produção e qualidade de seus modelos. 

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Conforme alguns delatores, eles foram encorajados a permanecer em silêncio, ou sofrerem retaliação por levantar preocupações. 

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“Continuamos a incentivar os funcionários a relatar todas as preocupações, pois nossa prioridade é garantir a segurança de nossos aviões e do público que voa”, disse a Boeing em um comunicado

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O Subcomitê Permanente de Investigação do Senado foi quem divulgou o depoimento de Sam Mohawk e pretende ouvir o CEO da Boeing, Dave Calhoun.

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