O banco Bradesco (BBDC3;BBDC4) passará a utilizar a BIA (Bradesco Inteligência Artificial) para alertar seus clientes no momento em que alguma transação suspeita for efetuada com o cartão de crédito. Os consumidores serão contactados pela BIA com mensagens via WhatsApp. Operações suspeitas feitas em e-commerce e lojas físicas com cartões de crédito Bradesco já eram notificadas ao cliente via SMS e ligação telefônica.
O banco brasileiro afirma que a identificação de transações duvidosas é fundamental para a proteção do cliente e do sistema financeiro. Nessa operação de reconhecimento, o Bradesco analisa dados e comportamentos do dono do cartão, além de diversos sistemas.
Quando houver uma transação suspeita, o cliente Bradesco receberá imediatamente uma mensagem da BIA via WhatsApp com os dados da transação e precisará responder se efetuou ou não a compra. A inteligência artificial da companhia terá o logo do banco e o símbolo do perfil verificado no WhatsApp. Caso o portador do cartão afirme que realizou a compra, o cartão de crédito estará liberado para uso. Caso contrário, será bloqueado imediatamente.
O Bradesco acredita que a nova funcionalidade vai agilizar a comunicação com o cliente de maneira eficiente. O Banco também orienta que o cliente cadastre o número da BIA (+55 11 3335-0237) no telefone.
Esse processo surge num momento positivo do banco brasileiro. Em março, o Bradesco declarou que foi aprovado o aumento do capital social da empresa em R$ 4 bilhões na Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária (AGE), com bonificação em ações, mediante a capitalização de parte do saldo da conta “Reservas de Lucros – Reserva Estatutária”. Com a aprovação, o capital do banco passará de R$ 83,1 bilhões para R$ 87 bilhões, com a emissão de 968.953.456 ações nominativas-escriturais, sem valor nominal, sendo 485.308.534 ordinárias e 483.644.922 preferenciais.