A empresa especializada em dados e inteligência artificial Databricks acaba de lançar seu primeiro escritório no Brasil, no entanto, Arsalan Tavakoli, co-fundador da companhia, destaca que eles já investem há três anos no País, por considerar um cenário perfeito para investir em dados e inteligência artificial.
“No Brasil, tem empresas de muitos tipos e tamanhos, como startups, grandes empreendimentos, empresas mais tradicionais que estão interessadas em investir em dados e em inteligência artificial”, explicou Tavakoli.
A Databricks reportou uma receita de US$ 1 bilhão no último ano fiscal e, atualmente, é um dos IPOs mais esperados do Vale do Silício, Tavakoli conta que para atingir esta meta, a companhia seguiu com seu trabalho, contudo, durante a pandemia, muitas empresas deixaram de fazer grandes investimentos, e a Databricks não parou, em um período que a inteligência artificial estava em foco. “As empresas que cresceram nesse período foram aquelas que justamente focaram em investir em inteligência artificial”.
Nesse sentido, o co-fundador da Databricks destacou a BP Money que existe um foco em empresas de todos os tamanhos, como estratégias distintas, mas ressalta que empresas nativas em digitais investem muito mais em tecnologia. “Nós atendemos empresas de diversos tamanhos, como o Nubank e o IFood, mas também outras muito maiores e mais tradicionais, e todas elas detém interesse em trabalhar com dados e inteligência artificial no Brasil”, explicou Tavakoli.
Atuação da Databricks
O co-fundador da empresa de dados e IA, contou que, historicamente, em relação à inteligência artificial, havia um instinto de “faça você mesmo”, no entanto, com a Databricks, isso não é mais necessário. “Nós queremos incentivar as empresas para que elas utilizem nosso programa desde o começo dessa jornada até o final, para não ter uma diversidade de tecnologia e acabar se perdendo.
“O propósito da Databricks é justamente isso, habilitar os usuários e os produtos e ter uma simplicidade da plataforma de dados ao invés de ter algo super complexo”, contou Tavokoli.
De maneira geral, Tavokoli pontuou que, com a expansão da companhia, o objetivo não mudou, e a empresa segue buscando o que há de novo. “Um dos maiores focos da Databricks é saber se adaptar e inovar com as novidades e tendências”.
“Daqui há um ano, nós não sabemos o que vai existir, portanto, o importante é criar essas novas tecnologias, ou se elas surgirem saber se adaptar e usar”, acrescentou o co-fundador da companhia ao BP Money.
Papel da IA transformação digital das empresas
Na visão de Arsalan Tavakoli, existem dois pilares fundamentais para as empresas que acompanham a transformação digital, a primeira delas é que, as pessoas tenham acesso aos dados, possam questionar sobre, tenham as respostas dessas perguntas sem nem saber qual a tecnologia está por baixo.
“A IA permite que as pessoas tenham essas respostas para essas perguntas sem entender de forma aprofundada sobre tecnologia. Permitindo fazer um melhor trabalho e serem mais produtivas”, explicou.
Segundo pilar citado pelo co-fundador da Databricks, as empresas precisam usar a tecnologia e a inteligência artificial para oferecem melhores produtos. O ponto é não só você utilizar a IA para o seu time ser mais produtivo, como também embutir a inteligência artificial nos seus produtos para gerar diferencial competitivo.
“As empresas que não aproveitarem dessa onda, vão ficar para trás de empresas que exploram bastante a tecnologia, como por exemplo, Nubank”, finalizou.