Lula: secretaria diz que Brasil prepara entrada da Argentina no Brics

A afirmação foi feita pela secretária para América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Gisela Padovan

A embaixadora Gisela Padovan, secretária para América Latina e Caribe do Itamaraty, afirmou recentemente que a diplomacia brasileira está empenhada em incluir a Argentina no grupo dos Brics. O grupo, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, representa economias emergentes.  A inclusão da Argentina no grupo dos Brics foi uma promessa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio, em resposta à crise financeira que o país vizinho estava enfrentando.

Lula expressou o desejo de que a Argentina se juntasse ao grupo, como uma forma de fortalecer a cooperação econômica e política entre os países emergentes.

Lula volta a defender criação de moeda comum

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender nesta terça-feira (4) a criação de uma moeda comum para facilitar as transações comerciais entre os países da América do Sul. A declaração de Lula foi dada em discurso ao assumir a presidência temporária do Mercosul, em reunião de cúpula realizada em Puerto Iguazú, na Argentina.

Em fala, Lula pontuou que a referência seria específica para o comércio regional entre as nações que integram o Mercosul, sem qualquer perspectiva de afetar as divisas nacionais.

O petista também frisou que “a adoção de uma moeda comum para realizar operações de compensação entre nossos países contribuirá para reduzir custos e facilitar ainda mais a convergência”.

Anteriormente, Lula já havia defendido a ideia em outras ocasiões, como ocorreu em encontro com o presidente argentino, Alberto Fernández, em Buenos Aires, em janeiro deste ano.

Lula disse que PAC III será lançado em julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou na última segunda-feira (3) que a terceira edição do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) será lançada pelo governo federal em julho. O anúncio foi feito durante cerimônia de lançamento das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, em Ilhéus (BA).

De acordo com Lula, além do novo programa de desenvolvimento e infraestrutura, serão lançados os programas Água Para Todos e Luz Para Todos, porém não indicou datas para cada ação.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile