Quase a metade (49,4%) dos brasileiros planeja gastar mais na Black Friday neste ano, em relação a 2023, apontou uma pesquisa da fintech Koin. Já o índice de pessoas que pretende gastar menos ou o mesmo que 2023 é de 25,3%. Além disso, a pesquisa apontou que 70% dos respondentes estão se preparando para a data.
A pesquisa foi feita com 300 pessoas de todas as regiões do Brasil, na primeira semana de novembro.
Do total, 32,3% dos brasileiros monitoram os preços ao longo do ano para saber se realmente estão em promoção. Outros 18,7% dos respondentes acompanham as ofertas por meio de apps ou sites de comparação de preços; 14% preferem fazer uma lista de produtos desejados com antecedência.
Além disso, os consumidores parecem estar mais confiantes nos descontos: 61,5% disseram acreditar que as lojas, de fato, fazem promoções na Black Friday; e 38,5% ainda ficam desconfiados. A maioria (90%) disse que pretende comprar os produtos em lojas online.
Para Juana Angelin, Chief Operating Officer da Koin, o levantamento sinaliza que o brasileiro, ano a ano, vai entendendo mais sobre a dinâmica do período, e se organiza para aproveitar boas oportunidades, sem cair em “pegadinhas”.
“Os dados mostram que as pessoas estão mais atentas, observando os preços e, principalmente, se os descontos são reais, porque entendem a importância do consumo consciente”, destacou a executiva, em nota da Koin.
Perfil geral de consumo na Black Friday
A pesquisa também abordou questões como planejamento de compras, valores de investimento, categorias preferidas e métodos de pagamento. A maioria (54,1%) dos brasileiros parece disposta a desembolsos mais robustos nesta Black Friday, e deve gastar acima de R$ 1 mil reais.
Por sua vez, 23% ficarão entre R$ 500,00 e R$ 1 mil; 10,1% entre R$ 350,00 e R$ 500,00; 6,6% entre R$ 100,00 e R$ 250,00; 4,7%, entre R$ 250,00 e R$ 350,00; e os demais devem desembolsar menos de R$ 100,00.
Com relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito ainda é o mais utilizado com 35,4%, mas o pix parcelado tem crescido cada vez mais na preferência do consumidor, com 30% de respondentes optando pela modalidade. Em seguida, o boleto parcelado é a opção de 25% dos consumidores.
“O crescimento do pix parcelado e mesmo a continuidade do uso do boleto parcelado mostra que a população busca a diversificação dos meios de pagamento para não utilizar todo o limite do cartão de crédito e, ao mesmo tempo, manter o controle do orçamento com segurança e praticidade”, comenta Juana Angelin, da Koin.
Mais de 80% dos consumidores pretendem parcelar as compras em até cinco ou mais de cinco vezes nesta Black Friday – 31,9% e 51%, respectivamente. Apenas 9,7% disseram que vão pagar os produtos à vista. Outros 7,4% afirmaram que vão dividir o pagamento em duas vezes.
Sobre os produtos que pensam em adquirir, os destaques foram eletrodomésticos (48,6%); viagens (45,9%) – por conta da proximidade do final do ano e das férias – além de eletrônicos (41,2%), móveis e decoração (22,6%); utilidades domésticas (21%); produtos de beleza (17,9%); alimentos e bebidas (10,5%) e livros e papelaria (10,5%).