Negócios

Braskem (BRKM5) vende fatia total na Cetrel por R$ 284 mi

A Gerenciamento de Resíduos Industriais comprará todas as ações detidas pela Braskem na Cetrel

Braskem
Braskem (BRKM5) / Divulgalção

Em comunicado ao mercado nesta quinta-feira (13), a Braskem (BRKM5) anunciou a assinatura do acordo de venda de 63,7% de participação na Cetrel – empresas de soluções ambientais industriais – à Gerenciamento de Resíduos Industriais (GRI).

Segundo a Braskem, o acordo de investimento com a Solví Essencis Ambiental S.A. e com a GRI, refere-se a totalidade das ações ordinárias da Cetrel. 

Do valor total da transação, apenas R$ 199 milhões serão pagos na data da transferência das ações à GRI e o restante até novembro de 2025, podendo sofrer ajustes usuais deste tipo de operação, informou a petroquímica.

“Essa colaboração estratégica visa fortalecer a Cetrel, líder em soluções ambientais industriais (para tratamento de águas e efluentes, além de consultoria ambiental), e transformar a GRI em uma plataforma para crescimento nacional no setor, garantindo excelência operacional e sustentabilidade ambiental”, disse a Braskem.

Braskem (BRKM5): CPI aprova indiciamento por caso em Maceió

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem (BRKM5) no Senado aprovou nesta terça-feira (21), por unanimidade, o relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE). O documento solicita o indiciamento da mineradora pelo afundamento de cinco bairros de Maceió, que resultou na perda de lares para 15 mil famílias.

Segundo Rogério Carvalho, a CPI demonstrou que a empresa cometeu o crime de “lavra ambiciosa”, extraindo mais sal-gema do que a segurança das minas permitia.

Outra conclusão da comissão foi a necessidade de um novo modelo de governança para o setor de mineração.

“Algumas pessoas inconsequentes em busca do lucro rápido e fácil acreditaram que poderiam escavar a terra de qualquer jeito, sem se importar com a população que morava em cima. Mesmo diante da catástrofe do Rio Grande do Sul, ainda há quem pense que pode agredir o meio ambiente de várias formas sem que isso cause problemas”, enfatizou o relator na sessão desta terça-feira (21).