BTG (BPAC11) retira "buy" de Enjoei (ENJU3), WestWing (WEST3), GetNinjas (NINJ3) e TradersClub (TRAD3)

O BTG reduziu todos os preços-alvo por conta do custo de capital mais alto e perspectivas menores para as margens e o top line no curto prazo

O BTG (BPAC11) realizou uma ampla revisão no setor de ecommerce. O banco mudou de “compra” para “neutra” as recomendações de Enjoei (ENJU3), WestWing (WEST3), GetNinjas (NINJ3) e TradersClub (TRAD3). 

Os analistas do BTG reduziram todos os preços-alvo por conta do custo de capital mais alto e perspectivas menores para as margens e o top line no curto prazo, por conta da competição e da inflação. 

Em contrapartida, o banco manteve sua recomendação de compra para Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (AMER3) e Mercado Livre (MELI34), seu top pick no setor de ecommerce. 

O preço-alvo para o Magalu caiu de R$ 16 para R$ 7. A companhia negocia atualmente a 7x EV/Ebitda e 25x o lucro de 2023. Já no caso de Americanas, a redução de preço-alvo foi de R$ 16, passando de R$ 45 para R$ 29. A ação está a 4x EV/Ebitda e 15x o lucro de 2023. 

O target price de WestWing foi reduzido de R$ 7 para R$ 4, enquanto o do TradersClub passou de R$ 14 para R$ 7. Já o de Enjoei saiu de R$ 7 para R$ 2, e o da GetNinjas ficou em R$ 4. 

Analistas enxergam “tendência secular” de crescimento

Ainda de acordo com o BTG, os analistas seguem enxergando uma “tendência secular” de crescimento para o ecommerce brasileiro. Porém, o foco dos investidores de tech voltou-se para a lucratividade em vez do crescimento a qualquer custo. 

Segundo o Brazil Journal, o cenário de inflação e juros altos elevou o custo de capital e vai impedir a maioria dos players de manter os níveis de crescimento dos últimos anos, o que irá abrir espaço para mais consolidação.

Além disso, o “unit economics” continuará sob pressão por conta da inflação e do aumento da concorrência, principalmente de Shein e Shopee. 

A shopee vem se fortalecendo no mercado nacional. Na última segunda-feira (4), anunciou uma parceria com o Nubank. O banco irá oferecer cashback de até R$ 50 por compra na empresa. 

Também na segunda (4), a plataforma de marketplace informou que abriu mais cinco centros de distribuição nos últimos meses. Os locais serão no modelo “cross-docking” (produto é distribuído ao local de entrega sem longos períodos de armazenamento). De acordo com a companhia da Sea Limited, as centrais estão localizadas nas cidades de Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Santana de Parnaíba (SP), Contagem (MG) e João do Meriti (RJ).

Ainda de acordo com os analistas do BTG, Luiz Guanais, Gabriel Disselli e Victor Rogatis, com o atual cenário, a preferência são os maiores players “horizontais”, que têm muito mais liquidez.