A holding de investimentos Berkshire Hathaway adquiriu uma posição de 91,2 milhões de ações da Occidental Petroleum, o equivalente a uma fatia superior a US$ 5 bilhões e pouco mais de 9% do capital total da empresa de petróleo e gás.
Dessa posição, mais de dois terços foram adquiridos ao longo da semana passada, o restante em algum outro momento de 2022, uma vez que no balanço de fechamento do ano passado não apareciam ações da companhia.
A Berkshire Hathaway é uma companhia sediada em Omaha, no Nebraska, nos Estados Unidos, que supervisiona e gere um conjunto de empresas subsidiárias. Ao passo que tem uma dívida mínima, a empresa possui um crescimento médio de 20,3% aos seus acionistas nos últimos 44 anos.
Os papéis da Occidental, agora avaliada em US$ 52 bilhões, tiveram forte valorização neste começo de ano, especialmente nos últimos dias. Somente no pregão de sexta-feira (4), a alta foi de quase 18%, com o petróleo atingindo seu maior valor em 10 anos depois que a Rússia invadiu a Ucrânia.
A companhia de Warren Buffet possui ainda warrants, uma espécie de título conversível, que no total faz a posição do mega investidor subir a relevantes 17% da empresa, que possui operações nos Estados Unidos, no Oriente Médio, no Norte de África e na América do Sul.