O Burger King (BKBR3) vai mudar o nome do Whooper Costela, após ser alvo de críticas quanto à real composição do sanduíche. Agora, o Whooper Costela sem costela passará a se chamar Whooper Paleta Suína, conforme divulgado pela companhia na tarde de terça-feira (3) por meio de suas redes sociais.
Nessa semana, o Burger King (BKBR3) foi acusado de ‘propaganda enganosa’ por consumidores quando se descobriu que o Whooper Costela, na realidade, é feito de paleta suína e contém apenas o “aroma natural de costela”. Nas redes sociais, usuários alegavam falta de transparência por parte da companhia, levando a alteração do nome do sanduíche.
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“Transparência sempre foi uma palavra fundamental no BK. Quando lançamos o ‘WHOPPER’ Costela, anunciamos em nossas comunicações que ele é feito de carne de porco – paleta suína – e com sabor de costela, sem qualquer ingrediente artificial”, argumenta o Burger King (BKBR3), em postagem no Twitter.
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Ontem, o Procon-SP já havia notificado a companhia por suspeita de propaganda enganosa. Com isso, a empresa foi solicitada a apresentar explicações ao órgão e encaminhar a tabela nutricional do sanduíche, atestando a composição de cada um dos ingredientes contidos na carne e nos molhos, além de detalhar os aditivos.
“O Procon-SP tem olhado com preocupação a publicidade de produtos alimentícios que destacam um determinado ingrediente que não faz parte da composição daquele produto ou que não tem o ingrediente na sua composição principal”, explicou Guilherme Farid, diretor executivo do Procon, em comunicado.
Além disso, o Burger King (BKBR3) deverá providenciar uma série de medidas para apresentar ao Procon-SP. Dentre eles, a rede precisa comprovar os testes de qualidade realizados, bem como os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento do produto nas lojas físicas e para delivery.
“Se ficar comprovado que houve indução do consumidor a erro, a empresa pode ser multada por publicidade enganosa em até 11,6 milhões de reais”, reitera Farid.
O Burger King (BKBR3) também deve fornecer ao Procon uma cópia dos materiais publicitários da divulgação da atual linha do produto e de campanhas anteriores de sanduíches similares. “Mas a reação das pessoas é um recado bem claro. Hora de ouvir, aceitar e agir, sem meias palavras, sem gracinha, sem relativizar o problema”, publicou a rede.