Burger King e Domino's: o que os CEOs esperam da fusão

Veja quais são os planos após a fusão das empresas de fast food

A rede Burger King Brasil (BKBR3) anunciou a fusão com a rede de pizzarias Domino’s no Brasil. A marca de hambúrgueres, que também é franquia da rede de frangos fritos Popeyes, anunciou a associação através de um acordo para compra das operações da Domino’s Pizza Brasil, controlada atualmente pela gestora Vinci Partners, cujas ações são negociadas na Nasdaq.

A aquisição foi bem-vinda pelos investidores e as ações BKBR3 saltaram durante a sessão desta segunda-feira(12), fechando com ganhos de 7,92%, a R$ 12,40.

A transação envolve uma troca de ações entre o BK e a Vinci, sendo cerca de 54 milhões de ações BKBR3 a R$ 11,12 para a Vinci por totalidade das ações da DP Brasil, ou uma transação de cerca de R$ 601 milhões.

Com a aquisição, a Burger King passa a operar 1.221 restaurantes no país, sendo 303 da Domino ‘s, ultrapassando a rede de 1.030 unidades do McDonald’s no Brasil, que é operada pela Arcos Dorados. Tornando assim, a BK Brasil a maior operadora de fast-food nacional.

Mais do que ser líder em número de lojas no fast food, os presidentes das operações planejam a expansão da marca através do uso de tecnologia. “Estamos trabalhando para ser uma empresa de tecnologia que vende comida”, afirma Iuri Miranda, presidente do Burger King.

No Brasil, o mercado de hambúrguer é de 14 bilhões de reais, seguido pelo de pizza com 4 bilhões de reais. O de frango tem suas vantagens no crescimento acumulado de 16% ao ano nos últimos 10 anos.

As perspectivas são grandes e ambiciosas: “Podemos chegar a cerca de 1.000 lojas em dez anos. Isto é o atual tamanho do Burger King”, decalra Miranda.

A expansão segue um modelo adotado em outros países, como o México, onde há 6,3 Domino’s para cada 1 milhão de habitantes, ou mesmo nos Estados Unidos, onde são 17,6 lojas para 1 milhão de pessoas — aqui no Brasil a proporção atual é de 1.4 para 1 milhão.

A Domino’s tem seu destaque no uso de tecnologia,  a companhia tem investido nos últimos anos um valor de R$ 10 milhões em inovação e criou a área de experiência do usuário, lançou novo aplicativo e a versão de pedidos por WhatsApp, além do Domlivery, um app para entregadores que traz solução de gestão e produtividade.

 Fernando Dias Soares, presidente da Domino ‘s declara: “Vamos continuar com esses investimentos e lançar um novo aplicativo Domino’s em agosto. Nosso plano para este ano se mantém e pode contribuir com a transformação digital de todo o grupo”.