A Embraer está se preparando para decolar em relação a suas metas de 2021 diante da demanda por jatos executivos. A fabricante de aeronaves entregou no terceiro trimestre 30 jatos, sendo nove comerciais e 21 executivos. Especialistas estimam que a companhia, se seguir nesse ritmo, deve encerrar o ano com desempenho do previsto, apesar do contexto desafiador.
A companhia informou ainda que em 30 de setembro de 2021 a carteira de pedidos firmes da companhia totalizava US$ 16,8 bilhões, cerca de R$ 96 bilhões, na cotação atual.
Até setembro, a fabricante acumula 86 entregas, sendo 32 de aviação comercial e 54 para a executiva. Os números estão um pouco abaixo das projeções. A Embraer havia projetado para este ano as entregas de 45 a 50 aeronaves comerciais e 90 a 95 jatos executivos.
Em entrevista ao Estadão, o analista da Guide Investimentos, Rodrigo Crespi, disse que o resultado do segundo trimestre já foi uma continuidade da retomada das entregas. A recuperação da Embraer tem sido forte, e acredito que o guidance da companhia para 2021 deve ser atingido sem o menor problema”, afirmou.
Crespi ressaltou ainda que o setor aéreo é “muito cíclico” e que a fabricante está em recuperação tanto nos jatos comerciais quanto na aviação executiva.