O vice-presidente Geraldo Alckmin se comprometeu, na terça-feira (29), a encontrar uma solução rápida para a liberação de máquinas a serem usadas em nova fábrica da BYD que estão paradas no Porto de Salvador (BA) há dois meses. As informações foram apuradas pela colunista Paula Gama, do “UOL”.
Os equipamentos estão parados porque a empresa e o governo federal ainda não concluíram o processamento de um pedido para regime de exceção tarifária das máquinas, que vão ser utilizadas na planta da BYD em Camaçari (BA). O entrave pode atrasar o início das operações da fábrica, previsto para dezembro.
As máquinas, que começaram a chegar no porto em 28 de agosto, vão ser utilizadas no sistema de movimentação de carrocerias na linha de montagem da fábrica. Elas correspondem 15% de todos os equipamentos que devem ser instalados na planta de Camaçari
O vice-presidente sênior da BYD, Alexandre Baldy, disse à Reuters que está esperando uma resposta ao pedido de exceção tarifária desde maio.
Após o comprometimento de Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), mostrado em reunião com o ministério na terça-feira, o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, ficou animado, afirmou uma fonte à coluna do “UOL”.
A BYD cometeu erros ao apresentar os pedidos, diz MDIC
Segundo o MDIC, a demora no processamento da exceção tarifária ocorre porque houve erros no pedido apresentado pela BYD.
“A empresa reconheceu os equívocos na apresentação dos pedidos originalmente e na reapresentação do pedido na última sexta-feira fez as correções necessárias. Na reunião, foram tratados temas ligados aos benefícios do regime regional, estágio dos investimentos e outros pedidos que serão apresentados futuramente”, detalhou o MDIC ao “UOL”.
“Não houve atraso na apreciação dos pedidos apresentados. A empresa está ciente da necessidade de adequação há cerca de 50 dias, mas apenas no dia 25 de outubro reapresentou os pedidos”, reforçou.
De acordo com o vice-presidente sênior da BYD, Alexandre Baldy, as máquinas se enquadram no regime de incentivo fiscal porque não têm fabricação equivalente no Brasil, como disse o executivo à Reuters.
A BYD deve começar a produzir veículos em Camaçari (BA) até março de 2025, segundo o diretor da empresa, Denis Onishi. “Já nos consideramos brasileiros e um pouco baianos“, afirmou, no Summit de Negócios Made in Bahia.
A fábrica baiana faz parte dos planos da montadora chinesa de investir R$ 5,5 bilhões no Brasil nos próximos anos. A planta, que deve produzir 150 mil veículos por ano, tem capacidade de gerar 10 mil empregos locais, disse Onishi.