Summit de Negócios Made in Bahia

BYD projeta vender 100 mil carros elétricos em 2024

Planta em Camaçari deve produzir 150 mil veículos por ano

Denis Onishi, diretor da BYD. Foto: Gabriel Rios / BP Money
Denis Onishi, diretor da BYD. Foto: Gabriel Rios / BP Money

A BYD espera vender 100 mil carros no Brasil em 2024, ante os 23 mil veículos comercializados em 2023, disse o diretor da empresa, Denis Onishi, ao BP Money. A companhia mais que dobrou o número de carros vendidos, com 56 mil veículos comercializados até setembro deste ano.

O diretor esteve no Summit de Negócios Made in Bahia nesta quinta-feira (31).

A empresa está sendo beneficiada por uma transição para os carros elétricos que, segundo Onishi, já começou no país, considerando o aumento expressivo nas vendas da BYD.

Porém, o diretor lembra que o Brasil é um país continental e ainda é preciso um trabalho educativo constante para que a população conheça melhor os carros elétricos, além de incentivos para a ampliação da infraestrutura de recarga.

“Isso é algo que estamos trabalhando, dando oportunidades para que muitas startups façam trabalho de infraestrutura e cada vez mais a gente vai ver essa quantidade de eletropostos aumentando, em todos os lugares do país”, disse Onishi.

“Já nos consideramos brasileiros e um pouco baianos”, diz diretor da BYD

A BYD deve começar a produzir veículos em Camaçari (BA) até março de 2025, segundo Onishi. “Já nos consideramos brasileiros e um pouco baianos“, afirmou.

A fábrica baiana faz parte dos planos da montadora chinesa de investir R$ 5,5 bilhões no Brasil nos próximos anos. A planta, que deve produzir 150 mil veículos por ano, tem capacidade de gerar 10 mil empregos locais, disse Onishi.

“Isso faz com que a gente tenha um desenvolvimento de fornecedores locais da cadeia produtiva. E a BYD está construindo um complexo para os seus funcionários morarem lá (perto da fábrica), então tem de fato um investimento considerável a curto prazo”, afirmou o diretor.

A companhia já anunciou que vai produzir o modelo de SUV híbrido Song Pro e provavelmente deve fabricar também os carros da família Dolphin. A empresa ainda está avaliando a viabilidade de produzir outros modelos.