Negócios

BYD planeja fabricar veículos elétricos no México e exportar aos EUA

O objetivo é criar um hub de exportação voltado para os Estados Unidos

A BYD, líder chinesa na fabricação de automóveis elétricos, está planejando estabelecer uma fábrica no México, conforme relatado pelo diretor da filial local da empresa ao “Nikkei Asia”. O objetivo é criar um hub de exportação voltado para os Estados Unidos.

“A produção no exterior é indispensável para uma marca internacional, e o México é um mercado-chave, com vasto potencial”, disse Zhou Zou, gerente nacional da BYD México.

No último trimestre de 2023, a BYD ultrapassou a Tesla pela primeira vez em termos de vendas globais de veículos elétricos. No entanto, as vendas de carros de passageiros da BYD estão predominantemente concentradas na China, com mercados internacionais representando apenas 8% das vendas totais em 2023.

À medida que busca expandir sua presença global, a fabricante está erguendo novas unidades fabris no exterior, além de aumentar suas exportações da China. A BYD iniciará operações na Tailândia este ano e divulgou planos em dezembro para erguer uma base de produção na Hungria em três anos.

Na América Latina, a BYD tem planos de investir R$ 3 bilhões (US$ 605 milhões) para construir uma fábrica no Brasil.

BYD estuda instalação de fábricas 

A BYD iniciou um estudo de viabilidade para uma unidade fabril no México e está em negociações com autoridades governamentais sobre a localização e outras condições para a instalação da planta.

Embora Zou não tenha especificado o local exato, o estado de Nuevo Leon, no norte, e a região do Bajio, no centro do México, emergem como principais candidatos. A Península de Yucatán e outros lugares no sul do México também estão sendo considerados.

A principal vantagem de estabelecer uma capacidade no México reside nos custos de exportação mais baixos para os Estados Unidos. O Acordo Estados Unidos-México-Canadá (anteriormente conhecido como Nafta) impôs cotas de produção mais rígidas na América do Norte para fabricantes de automóveis que desejam tirar proveito de exportações livres de tarifas para o mercado dos Estados Unidos. Uma série de greves aumentou os custos trabalhistas nos Estados Unidos, ampliando a disparidade salarial com o México.

Os requisitos para incentivos fiscais nos Estados Unidos para a compra de veículos elétricos incluem a montagem na América do Norte, juntamente com restrições sobre a origem das baterias. Empresas chinesas de veículos elétricos sem uma base de produção na América do Norte provavelmente enfrentariam desvantagens nesse cenário.

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