Negócios

BYD: rival da Tesla (TSLA34) lança carro para competir com Ferrari

O novo supercarro da BYD poderá atingir a velocidade máxima de 309,19 km/h, e acelerar até 100 km/h em 2,36 segundos.

A rival da Tesla (TSLA34), a montadora chinesa BYD, anunciou neste fim de semana um super carro que pode ser tão rápido quanto as gigantes da indústria, como a Ferrari. O anúncio vem após a companhia divulgar uma linha de carros de luxo.

O supercarro U9 será adicionado a marca de luxo Yangwang da BYD, divulgado em 2023 com outros dois veículos. De acordo com o “Valor Investe”, a companhia comunicou ao mercado que as entregas do U9 devem começar neste verão, com preços a partir de 1,68 milhões de yuans (US$ 233.424).

O automóvel poderá atingir a velocidade máxima de 309,19 km/h, e acelerar até 100 km/h em 2,36 segundos. A título de exemplo, os supercarros desenvolvidos por marcas como a Ferrari, como seu modelo híbrido SF90 Stradale, podem ir até 100 km/h em 2,5 segundos.

BYD produziu mais de 3 milhões de carros em 2023

A BYD produziu mais de três milhões de veículos com novas energias em 2023. Mais da metade dos carros, cerca de 1,6 milhões, eram automóveis de passageiros movidos por bateria, e aproximadamente 1,4 milhões eram híbridos.

Um grande número de carros da BYD estavam com preços mais baixos, com alguns populares sendo vendidos por no mínimo de 73.800 yuans. 

O principal foco da empresa, atualmente, é em produção e vendas na China. Contudo, a companhia planeja expandir globalmente, começando a produção no Brasil, Tailândia e Hungria.

BYD planeja fabricar veículos elétricos no México e exportar aos EUA

A BYD, líder chinesa na fabricação de automóveis elétricos, está planejando estabelecer uma fábrica no México, conforme relatado pelo diretor da filial local da empresa ao “Nikkei Asia”. O objetivo é criar um hub de exportação voltado para os Estados Unidos.

“A produção no exterior é indispensável para uma marca internacional, e o México é um mercado-chave, com vasto potencial”, disse Zhou Zou, gerente nacional da BYD México.

No último trimestre de 2023, a BYD ultrapassou a Tesla pela primeira vez em termos de vendas globais de veículos elétricos. No entanto, as vendas de carros de passageiros da BYD estão predominantemente concentradas na China, com mercados internacionais representando apenas 8% das vendas totais em 2023.