O C6 Bank foi o grande “campeão” de reclamações direcionadas às maiores instituições financeiras no primeiro trimestre deste ano, segundo o Banco Central, em ranking divulgado nesta quinta-feira (21).
A lista em que o C6 Bank liderou no período é construída com base em um indicador que leva em conta o número de queixas recebidas, aquelas consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco. Quanto maior a pontuação da instituição, pior foi o seu desempenho.
Entre janeiro e março de 2022, o banco atingiu incríveis 77,99 pontos no ranking, ou 1.265 reclamações procedentesem um universo de 16,218 milhões de clientes. Em seguida aparecem BTG Pactual/Banco Pan, com 68,20 pontos, Inter com 48,85 pontos, BMG (47,20), Santander (27,37) e Bradesco (25,22).
15 grandes instituições compõem o primeiro grupo, que são os que têm maior número de clientes.
Banco Digimais lidera segundo grupo
Entre aquelas que fazem parte do segundo grupo, os líderes de reclamações foram: Banco Digimais (657,93 pontos), Master (601,71), Neon (441,13), Ebanx Instituição de Pagamentos (173,53) e XP (166,42).
As principais queixas registradas neste primeiro trimestre estavam ligadas a irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a: cartões de crédito (2.312 reclamações); demais operações e serviços (1.158); oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada (1.107), segundo informações do Valor.
Justiça proíbe C6 Bank de realizar empréstimos consignados
Recentemente, a Justiça proibiu o C6 Bank de conceder empréstimo consignado em todo o Brasil caso o banco não apresentasse um plano de ação antifraude contra a concessão de créditos sem autorização do consumidor.
Histórico de fraudes tem marcado a C6 Bank
No início de abril deste ano, foi divulgado pela Polícia Civil de São Paulo que a fintech sofreu um golpe de mais de R$ 50 milhões em maio de 2021.
Na ocasião, as autoridades alegaram que uma funcionária de uma empresa terceirizada havia sido a responsável por fazer a relação entre os clientes e o banco, e por chefiar o golpe.
Em maio, o C6 Bank sofreu mais um golpe milionário, em que R$ 23 milhões foram desviados por correntistas clientes do banco.
Segundo investigações da Polícia Civil do estado de São Paulo, cinco mil clientes do banco digital realizaram a fraude na modalidade “CDB (Certificados de Depósito Bancário) Crédito” da C6 Bank.