Recentemente, as “caixas misteriosas” ganharam fama na internet. Os consumidores que estão acostumados a utilizar sites de ecommerce como Amazon e Mercado Livre, provavelmente, já se depararam com esses produtos. O problema, entretanto, é que muitas vezes os clientes têm se sentido lesados ao receber um produto com valor menor do que o pago na caixa misteriosa da Amazon e de outros marketplaces.
Existem, nos sites, ofertas a partir de R$ 100 que prometem até smartphones. A maioria desses produtos é enviada diretamente da China – sem taxas de importação. As caixas misteriosas da Amazon, por exemplo, destacam que o consumidor pode receber “drones, notebooks, telefones celulares, smartwatch”, por um valor de R$ 180.
O site Reclame Aqui conta com cerca de 4,5 mil registros de reclamações de pessoas que compraram caixas misteriosas e ficaram frustradas com o produto recebido.
“Comprei 3 caixas misteriosas, com os respectivos valores de R$ 85,90, R$ 119,90 e R$ 184,99, me mandaram uma JBL clip que não carrega, um relógio chinês de R$ 1,99 e uma caixinha de som de R$ 20,00 chinesa. Um lixo, solicitei aos vendedores e todos não estão mais na plataforma da Amazon e não me dão suporte de reembolso algum”, afirmou um cliente no Reclame Aqui. Em relação a este cliente, a Amazon o respondeu no próprio Reclame Aqui, afirmando que tentou contato para resolver a situação e não obteve retorno.
O que acontece, na maioria dos casos das caixas misteriosas, é o consumidor receber um produto que vale menos da metade do que foi pago. Vale lembrar que as caixas misteriosas prometem, no mínimo, que os produtos tenham valor equivalente ao da compra (o que seria justo para o consumidor).
Em alguns anúncios das plataformas que vendem as caixas misteriosas, as empresas destacam que a troca dos produtos somente pode ocorrer se for comprovado o mau funcionamento do mesmo. Este tipo de afirmação vai contra o Código de Direito do Consumidor, que garante o direito de arrependimento em compras online por clientes até sete dias após o recebimento.