A Camil (CAML3) Alimentos anunciou sua entrada na categoria de biscoitos ao comprar a Mabel, uma empresa da Pepsico. O valor, no entanto, não foi divulgado. A transação estabelece que a nova dona poderá usar a marca Toddy em biscoitos pelo prazo de dez anos.
A aquisição da Mabel feita pela Camil ainda depende da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Segundo as empresas, a linha Toddy de cookies é a segunda maior em vendas no país, com lembrança acima de 98% pelo consumidor.
Além da Toddy Biscoitos, a aquisição ainda contempla as marcas Doce Vida, Mirabel, Elbi’s e Pavesino.
As plantas industriais de Aparecida de Goiânia-GO e Itaporanga D’Ajuda-SE, com cerca de 800 colaboradores no total, também estão incluídas no negócio.
Camil realizou cinco aquisições em um ano
Desde julho de 2021, a Camil já realizou cinco aquisições, conforme estratégia anunciada pelo CEO da companhia Luciano Quartiero, de acordo com o Valor.
A primeira foi a Dajahu, no mercado de arroz. Em agosto do ano passado, a companhia comprou a Santa Amália e entrou no mercado de massas.
No mês seguinte, foi a vez da aquisição da marca Seleto, de café, e o anúncio de investimento na empresa Café Bom Dia, com o relançamento da marca União, também de café. Por fim, em dezembro, a Camil anunciou a compra da Silcom, no Uruguai, de produtos saudáveis.
Leia também: Camil (CAML3): J.P. Morgan recomenda compra de ações CAML3 após entrada no ramo do café
“A nova operação traz sinergias atreladas ao modelo de negócio cross-selling e ganhos de escala da companhia, assim como traz complementaridade aos negócios de massas adquiridos em agosto de 2021”, diz a Camil, em comunicado.
O Grupo Mabel, nova aquisição da Camil, é uma empresa brasileira que atua em diferentes áreas: administradora, investidoras, fazendas e agropecuária. As indústrias de biscoito, que eram referência da empresa, desde novembro de 2011 não fazem mais parte do grupo. Fazem parte da PepsiCo.