
Depois de 26 anos de parceria, a Caoa e a Hyundai não dividem mais a mesma fábrica de veículos. O fim do casamento (muito conturbado) entre o grupo brasileiro e a marca sul-coreana ocorre pouco mais de um ano depois do anúncio de mudanças nos termos de aliança.
Em fevereiro de 2024, as duas empresas informaram que iriam iniciar uma sinergia inédita. Com isso, a expectativa era de que a fábrica da Caoa em Anápolis (GO) recebesse ferramentas e investimentos para produzir novos carros da Hyundai. Entretanto, isso nunca ocorreu.
O fim da parceria para produção de veículos da Hyundai pela Caoa foi revelado pelo Autoesporte, e confirmado com pelo Jornal do Carro com pessoa a par deste assunto. No entanto, nenhuma das empresas chancelou oficialmente a informação.
Procurada pela reportagem divulgada no Infomoney, a Hyundai disse que, “conforme suas políticas globais de governança corporativa e confidencialidade, não comenta estratégias comerciais ou de produção nos mercados em que está presente”.
Da mesma forma, a Caoa se esquivou de comentar o tema. Também em comunicado, afirmou que mantém “uma política de sigilo judicial que não nos permite comentar planos de negócios, futuros lançamentos ou tratativas de projetos subsequentes”.
A produção do SUV Tucson e do caminhão leve HR em Anápolis foi encerrada em abril, quando iniciaram as férias coletivas dos operários da fábrica da Caoa. Passados pouco mais de 40 dias, as atividades da planta foram retomadas, porém apenas os carros da Caoa Chery voltaram a ser feitos (os SUVs Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo8). Vale salientar que se mantém de pé o acordo de distribuição de carros nacionais e importados da Hyundai pela rede de concessionárias da Caoa.
Disputas judiciais
Apesar de uma parceria de quase três décadas, a relação entre a Caoa e a Hyundai não foi exatamente um mar de rosas. Em 2018, o grupo brasileiro iniciou uma disputa judicial com a marca sul-coreana. A Hyundai pretendia assumir todas as operações ligadas à empresa no país, incluindo a importação de carros – que estava sob responsabilidade da Caoa. Além disso, a produção do Tucson e do HR em Anápolis era prerrogativa da companhia brasileira.
O julgamento do caso, a cargo de um tribunal de arbitragem na Alemanha, foi concluído em 2021 a favor da Caoa. Porém, embora o contrato de representação tenha sido renovado, o imbróglio criou um impasse entre as duas empresas.
A Hyundai acabava não liberando a produção de novos carros no Brasil. Por sua vez, a Caoa impedia a parceira de importar modelos de sucesso em outros mercados, caso da Kona, Ioniq 5N e o Palisade, por exemplo.
Como ficam as marcas agora?
A Caoa não produzirá mais veículos da Hyundai, enquanto a Hyundai assume a operação completa (importação, distribuição e venda) da marca no Brasil, com a Caoa mantendo a rede de concessionárias.