O Carrefour Brasil (CRFB3) cogita a possibilidade de fechamento de algumas de suas lojas como parte de um pacote de venda de ativos imobiliários, conforme revelado pelo diretor financeiro da empresa, Eric Alencar, durante a teleconferência de resultados do segundo trimestre de 2023, realizada na terça-feira (25).
De acordo com Alencar, essa medida é considerada algo “natural” no setor varejista e não necessariamente está associada aos esforços do grupo francês para reduzir o seu nível de endividamento.
O executivo destacou o projeto ambicioso da unidade de negócios do Carrefour, o Carrefour Property, responsável pela gestão do portfólio imobiliário do Grupo, que engloba centenas de ativos, embora não tenha especificado quais são eles.
Durante a teleconferência, o diretor-financeiro do Carrefour Brasil optou por não comentar sobre os rumores de mercado que indicavam possíveis negociações de venda de lojas com o Grupo Mateus (GMAT3), uma empresa com uma sólida presença no Nordeste do Brasil.
A varejista mostrou-se cautelosa em relação ao comportamento dos consumidores no segundo semestre, mesmo com a expectativa de início de um ciclo de redução das taxas de juros. Stéphane Maquaire, diretor-presidente do Carrefour, afirmou que “não haverá uma queda abrupta dos juros”, o que não deve mudar significativamente a situação financeira dos brasileiros na hora de pagar suas contas no final do mês.
Carrefour (CRFB3) registra baixa de 95% no lucro ajustado no 2T23
O Carrefour Brasil (CRFB3) reportou ao mercado os resultados do balanço do segundo trimestre de 2023 (2T23) após o fechamento de mercado nesta terça-feira (25), em que apresentou uma queda de 95,2% no lucro líquido ajustado frente ao mesmo período do ano passado, saindo de R$ 600 milhões para R$ 29 milhões.
De acordo com o Carrefour, o resultado foi afetado pelo impacto financeiro de sua integração com o Grupo BIG. A varejista ainda afirmou que as vendas líquidas cresceram 8,1%, para 25,95 bilhões de reais, na mesma base. No entanto, apenas as unidades de atacarejo, o que inclui o Atacadão, as vendas aumentaram 4,6%.
Além disso, o Carrefour informou que as despesas operacionais subiram 32,2% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 3,8 bilhões de reais.