Polo global de inovação

CEO da BYD quer tornar Camaçari-BA o 'Vale do Silício brasileiro'

Segundo Li, o projeto busca posicionar a região como um centro de inovação tecnológica, com a BYD liderando o setor automobilístico

 CEO da BYD, Stella Li (Foto: Equipe BP Money)
CEO da BYD, Stella Li (Foto: Equipe BP Money)

A CEO da BYD, Stella Li, declarou nesta segunda-feira (2), durante uma coletiva na fábrica de Camaçari, na Bahia, que a empresa tem como objetivo transformar a planta de Camaçari no “Vale do Silício brasileiro“. 

Segundo Li, o projeto busca posicionar a região como um centro de inovação tecnológica, com a BYD liderando o setor automobilístico e de energia renovável na América Latina.

A executiva reforçou que a meta é tornar a montadora chinesa a maior e mais inovadora montadora de veículos das Américas. 

“A empresa quer ser a maior e mais inovadora montadora das Américas”, disse ele sobre a fábrica em Camaçari.

A planta de Camaçari, que já fabrica veículos elétricos e baterias, será fundamental para alcançar esse objetivo, destacando-se como um polo de inovação tecnológica no Brasil.

A iniciativa da BYD, que já investiu aproximado de R$ 5,5 bilhões na implantação de fábrica, visa transformar Camaçari em um hub de inovação, impulsionando a economia local e posicionando o Brasil como um líder na produção de veículos elétricos e soluções energéticas no continente.

BYD Investirá em treinamento local para inovação e sustentabilidade

Durante a coletiva de imprensa nesta segunda-feira (2), a CEO da BYD, Stella Li, destacou a importância da cooperação com instituições locais para o desenvolvimento de profissionais altamente qualificados. 

“Muitas vezes, nós vamos começar a cooperar com a nossa escola local, o colégio, a universidade, para começar o programa de treinamento, para começar a treinar o melhor engenheiro, o melhor trabalhador, o melhor técnico para a produção e com as pessoas locais aqui”.

O objetivo é capacitar os brasileiros para que possam produzir, localmente, os carros e ônibus elétricos mais inovadores e tecnológicos, com base nas tecnologias que a BYD já utiliza na China.

Li também enfatizou o papel crucial de Camaçari e da Bahia no projeto global da empresa.“Nós trabalhamos juntos, nós vamos rodar o mundo. Toda a indústria quebrou o mundo e mudou o mundo, quebrou a Terra com 1,3º grau. Seja uma realidade a partir das nossas próprias tecnologias”, disse.

A executiva ainda destacou que a montadora asiática, que iniciou suas operações na China, agora pertence ao mundo, incluindo o Brasil. “BYD pertence ao Brasil. Tornaremos a Bahia uma cidade, um estado global”, afirmou.

Com esse compromisso, a BYD pretende tornar a planta de Camaçari um exemplo global de inovação em mobilidade de novas energias.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile