Para além do Brasil

CEO da CCR Aeroportos: consolidação abrange América Latina

"É natural e faz sentido uma consolidação no mercado latino-americano, não se limitando apenas ao Brasil", disse

CCR/Reprodução
CCR/Reprodução

O CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo, salientou que a tendência de consolidação no setor de aeroportos vai além das fronteiras brasileiras e abrange toda a América Latina. 

O executivo afirmou que “é natural e faz sentido uma consolidação no mercado latino-americano, não se limitando apenas ao Brasil”. A análise foi dada em uma conversa com o Valor.

“Os aeroportos viáveis no Brasil que seriam concedidos já foram. Temos o caso clássico de Santo Dumont, que não foi e não deverá ser concedido no horizonte visível. Esse é um cenário diferente de rodovias, por exemplo, em que vemos vários leilões anunciados. Isso não ocorre em aeroportos”, disse.

Por esse motivo, a gente acha que dá para crescer em aeroportos, mas esse crescimento não virá por meio de novos contratos. Ele virá de consolidação. O mercado espera muito uma consolidação”, completou.

CCR mira em novos parceiros prara expansão

A empresa tem mostrado interesse em buscar um parceiro estratégico para expandir em diversos segmentos, incluindo aeroportos. 

Durante o CCR Day, realizado em maio, os executivos do grupo mencionaram a possibilidade de gerar entre R$ 5 bilhões e R$ 10 bilhões por meio da entrada de novos sócios em suas plataformas e da venda de ativos do atual portfólio. 

O executivo destacou que diversos grupos globais estão na região da América Latina, mas com operações pontuais e pouco conectadas – entre eles o terminal de Guarulhos (Invepar e ACSA), Fraport (Porto Alegre) e a Changi (Galeão).

“Não tem ninguém anunciando venda de ativo, mas você pode ter ganhos de escala por meio da união de alguns grupos e isso é algo que faz sentido”, acrescentou.

A prioridade seria desenvolver plataformas de aeroportos e mobilidade urbana com novos parceiros, mas também estão considerando oportunidades em rodovias.

Com experiência de mais de uma década em investimentos aeroportuários, a CCR atualmente gerencia 20 terminais em quatro países.

Em 2021, a empresa foi bem-sucedida na licitação dos blocos Sul e Central da 6ª rodada de concessões, adicionando mais 15 terminais ao seu portfólio.