Chinesa quer trazer ônibus elétrico para Brasil

A sua produção tem capacidade de colocar cerca de 35 mil ônibus no mercado global a cada ano.

A montadora chinesa Higer Bus quer trazer sua linha de ônibus urbanos para o Brasil por meio da TEVX Motors Group, uma importadora com foco em transporte elétrico. A empresa viu um potencial de crescimento para o transporte limpo e pretende iniciar as suas operações em São Paulo.

Na tarde de quinta-feira (11), os executivos da empresa apresentaram seus veículos ao prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, e a membros da Secretaria de Transporte. A cidade de São Paulo pretende trocar aproximadamente 20% de sua frota para modelos elétricos até o ano de 2024.

A linha de produção da companhia chinesa tem capacidade de colocar cerca de 35 mil ônibus de médio e grande porte no mercado global a cada ano. Até o momento, o modelo Azure A12BR, que possui uma versão autônoma, espera a homologação da SPTrans para iniciar os testes de rota. O ônibus tem capacidade para 70 passageiros.

Contudo, a empresa não pretende vender nada, a proposta dela é oferecer o produto a concessionárias operadoras de transporte urbano através de contratos de locação. “O longo prazo faz com que os custos sejam diluídos para as operadoras. Esse modelo que nós estamos trazendo é praticamente uma linha de financiamento com parcelamento em 15 anos, o que é incomum no Brasil”, destaca Celso Antônio Barreto, sócio-diretor da TEVX, de acordo com o Pipeline.