A Cimed, terceira maior no ranking da indústria farmacêutica brasileira, no momento negocia a compra de empresas da área de estética. Após a aquisição de uma fabricante de lenços umidecidos no fim de 2023, a farmacêutica pretende adquirir negócios como a dermocosméticos e outras empresas de vendas porta a porta.
Ainda no decorrer deste semestre de 2024, segundo João Adibe Marques, CEO da Cimed, a companhia deve anunciar as transações. Além dessa nova integração, a empresa já tem um negócio de estética chamado Milimetric, de acordo com informações do Valor Econômico.
Dessa forma, as aquisições devem ser mais um ponto de alavancagem para a Cimed, que já conta com o mercado de produtos para bebê (fraldas, leite e lenços umedecidos) para ajudar em seu crescimento neste ano.
Segundo o veículo, a primeira aquisição que a farmacêutica concluiu no período de 10 anos aconteceu em 2023, com a compra de uma fabricante de lenços umedecidos.
Vendas e planos da Cimed
Ainda no ano passado, as vendas da Cimed dispararam por conta dos produtos labiais, que se tornaram febre com a geração mais jovem. Marques afirma que os planos de abertura de capital (IPO) não devem ser concretizados neste ano, e ficarão para 2025.
Conforme a reportagem, a meta da Cimed é atingir faturamento de R$ 5 bilhões até 2026. Seu faturamento em 2023 encerrou em R$ 3 bilhões. Segundo o CEO, a companhia vai expandir seu projeto de “franquias” em farmácias de pequeno porte.
A metodologia do modelo funciona com a farmacêutica colocando seus produtos na prateleira das farmácias de menor porte e só recebendo ao vender os produtos. De acordo com o jornal, a primeira fase envolve 100 farmácias, depois evolui para 1 mil e na última etapa serão 10 mil farmácias de pequeno e médio portes. Segundo Marques, há 26 mil pontos de pequeno porte de um total de 90 mil farmácias no país.