Citi desiste de vender Banamex e mira em IPO

A desistência da venda do Banamex ocorre após não conseguirem concluir a venda para o Grupo México

O Citi informou ao mercado nesta quarta-feira (24), que cancelou a venda de sua unidade de consumo mexicana, conhecida como Banamex, e agora, pretente se separar do banco mexicano, Banamex, através de uma abertura de capital (IPO), após um ano tentando se desfazer da operação da instituição.

De acordo com o Citi, a obtenção das aprovações regulatórias está em andamento. A expectativa do banco é de que a separação dos negócios seja concluída no segundo semestre de 2024, com o IPO ocorrendo em 2025.

Nesse sentido, a desistência da venda do Banamex ocorre após não conseguirem concluir a venda para o Grupo México. Segundo informações divulgadas pelo Financial Times, a proposta de Larrea era entre US$ 6 e US$ 8 bilhões, valores inferiores aos US $10 bilhões esperados inicialmente para o negócio.

Além disso, o governo de Andrés Manuel López Obrador, que estava pressionando a venda do banco mexicano, informou que estava estudando a possibilidade de comprar o banco.

Desse modo, o Citi destacou que comunicado que nada mudará na operação do Banamex. O banco americano ainda reiterou que o banco continuará oferecendo um leque completo de serviços financeiros e que os cerca de 38 mil funcionários continuarão sendo parte do banco.

Mudança de estratégia do Citi

Em resumo, o interesse de se separar do banco mexicano integra a mudança estratégica anunciada pelo Citi no ano passado. Sendo assim, o banco americano planeja manter o foco em operações institucionais e se desfazer das divisões de varejo em 14 países, incluindo o México.

À vista disso, o banco americano seguirá presente no México através do seu braço Institutional Clients Group (ICG), que atende instituições públicas e privadas, e também do Citi Private Bank, voltado para a alta renda.

Vale lembrar que, no processo da tentativa do Citi em vender o Banamex, o Itaú Unibanco foi um dos bancos que chegou a avaliar o ativo, mas não seguiu adiante.