Às vésperas do Carnaval, comerciantes se preparam para garantir vendas promissoras, visto que, neste ano, as compras na data devem chegar a R$ 9 bilhões, aumento de 10% em relação ao ano anterior, conforme dados divulgados em janeiro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). À espreita desse movimento, a ClearSale, referência em inteligência de dados com múltiplas soluções para prevenção a riscos, aponta que as compras online no feriado devem sofrer R$ 101,6 milhões em tentativas de fraude, crescimento de 3,3% frente a 2023. O estudo projeta o período entre 10 e 14 de fevereiro.
Ainda segundo o levantamento, no período, devem ocorrer aproximadamente 83,4 mil tentativas de ações fraudulentas. Em comparação ao último ano, o índice de tentativas teve um aumento de 5,4%. O ticket médio da fraude esperado é de R$ 1.218,98.
“Passada a pandemia, temos observado um aumento no número de turistas aquecendo as datas relevantes para o setor, sobretudo o Carnaval. No entanto, com este movimento, cresce também o número de tentativas de golpes nas compras online, um alerta importante tanto para os comerciantes que buscam aproveitar as vendas durante o festival quanto para a população que deseja aproveitar o feriado. É essencial redobrar os cuidados e aproveitar com cautela o período carnavalesco”, comenta Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale.
ClearSale prevê riscos em diferentes mercados
A ClearSale (CLSA3) atua com inteligência de dados com múltiplas soluções para prevenção a riscos em diferentes mercados, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações, entre outros. É a empresa que mais conhece o comportamento do consumidor digital brasileiro, o que a faz impulsionar negócios em todo o ecossistema da economia digital.
Por meio do seu time de especialistas, a ClearSale tem o propósito de gerar um efeito de rede de proteção no mercado digital, identificando padrões de ataques, protegendo os mais variados segmentos de negócio e promovendo impacto positivo, para garantir a melhor experiência ao usuário, com mínima fricção, do onboarding ao transacional.