Clima de negócios da Alemanha cai pela 4ª vez

O índice marcou 97,7 pontos percentuais em outubro, enquanto em setembro houve um fechamento levemente superior de 98,9 pontos.

O índice de sentimento das empresas da Alemanha registrou sua quarta queda consecutiva nesta segunda-feira (25) quando marcou 97,7 pontos percentuais em outubro, segundo dados ajustados sazonalmente divulgados pelo instituto de pesquisas alemão ifo Group.

As quedas refletem o ceticismo cada vez mais presente nas expectativas empresariais, que são deterioradas com o cenário de problemas no abastecimento e quedas na demanda manufatureira.

A pesquisa mensal do grupo alemão, que envolve aproximadamente nove mil empresas dos setores de manufatura, serviços, comércio e construção, havia apontado no mês anterior, em setembro, um fechamento levemente superior de 98,9 pontos.

Os dados divulgados vieram abaixo das previsões dos analistas consultados pelo Wall Street Journal, que aguardavam uma queda do indicador a 98 pontos.

O subíndice, medidor que mede a avaliação da situação atual das empresas, recuou de 100,4 em setembro para 100,2 pontos em outubro, enquanto o componente que mede as expectativas dos empresários para os próximos seis meses caiu de 97,4 pontos para 95,4 pontos na mesma base de comparação.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile