Com 172 mi novos assinantes, Spotify mira e-commerce

Companhia divulgou seu relatório trimestral apontando ganhos de receita de R$ 12,37 bilhões

O Spotify, streaming de música, podcast e vídeo, anunciou nesta quarta-feira (27) que alcançou 172 milhões de novos assinantes premium no terceiro trimestre de 2021, um crescimento de 19% para a empresa. A companhia parece estar aproveitando os novos usuários para lançar uma espécie de loja musical virtual.

Recentemente a plataforma permitiu que seus assinantes comprassem produtos de artistas, assim proporcionando que os fãs consumam no mesmo ambiente em que ouvem suas músicas favoritas, além de criar um diferencial entre as suas concorrentes. Um produto já anunciado no aplicativo foi um chapéu da Remi Wolf, uma cantora e compositora norte-americana. 

(Foto: Spotify / Reprodução)

Voltando ao relatório trimestral, a companhia reportou que a sua receita somou € 2,50 bilhões (R$ 16,37 bilhões), uma alta de 27%. No período, o lucro líquido foi de € 2 milhões (R$ 13,09 milhões). As despesas operacionais do spotify totalizaram € 593 milhões (R$ 3,88 bilhões) no terceiro trimestre

Já a receita com anúncios subiu 75%, para € 323 milhões (R$ 2,11 bilhões). A plataforma acompanhou também o aumento da demanda, por parte dos seus anunciantes, por publicidade entre as músicas e podcasts. “Estamos vendo muita demanda no lado do podcasting, o que está atraindo mais anunciantes”, relatou o presidente-executivo, Daniel Ek, durante uma entrevista.

Para o quarto trimestre, a companhia pretende ultrapassar a marca de 400 milhões de ouvintes e chegar a cerca de € 2,68 bilhões (R$ 17,55 bilhões) da sua receita total.

Na manhã desta quinta-feira (28), por volta das 11h30 (horário de Brasília), as ações do Spotify subiam 5,32% na bolsa de Nova York, a US$ 15,56 (R$ 87,28).

Aposta do streaming no e-commerce

Com a possibilidade de compra na própria plataforma do Spotify, além de diferencial para a companhia, os artistas passam a ter uma nova forma de lucratividade. Assinantes que já possuem seus cartões cadastrados no aplicativo poderão ter produtos dos seus ídolos com apenas um clique. 

Diante da crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus, pessoas ao redor do mundo tiveram que mudar seus hábitos e isso incluiu a forma de consumir, um fator que ocasionou um impulso do consumo dentro de casa. Conforme a Exame, nos Estados Unidos, o crescimento do e-commerce em 2020 foi de 32,4%, passando para US$ 794,5 bilhões (R$ 4,45 trilhões). 

Já no Brasil, houve um salto de quase 50% no faturamento, fator que levou empresas de âmbito nacional e local a se reinventarem e manter o ritmo de vendas diante das medidas de contenção da doença. 

Explorando potenciais de anúncios

O Spotify viu sua receita com anúncios subir 75%, resultado do aumento da procura dos anunciantes por momentos de publicidade na plataforma entre músicas e podcasts. A empresa tem investido para potencializar seu negócio de podcast, batendo de frente com a Apple. 

Nos Estados Unidos, o Spotify lançou uma plataforma de assinatura paga para podcasters e abriu espaço para a publicidade. “Estamos vendo muita demanda no lado do podcasting, o que está atraindo mais anunciantes”, disse o presidente-executivo, segundo a Forbes.

*Os valores em Real foram baseados na cotação atual do Dólar e Euro.

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